Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que fazer quando o ponteiro do mouse sumir?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Novembro de 2021 às 10h00

Link copiado!

Pascal M/Unsplash
Pascal M/Unsplash

Não são raras as vezes que o ponteiro do mouse desaparece da tela em um PC com Windows, e, quando isso acontece, pode ser algo bem desagradável. Mas, então, o que fazer quando o ponteiro do mouse sumir? Confira abaixo algumas soluções

O ponteiro do mouse sumiu, o que fazer?

Os motivos para isso acontecer podem ser dos mais diversos: o hardware está com mau contato ou um touchpad está desativado, por exemplo. Abaixo, o Canaltech elencou uma série de atitudes que você pode tomar toda vez que o ponteiro do mouse sumir.

Continua após a publicidade

Alguns das capturas de tela foram feitas em um PC com Windows 11, mas cada etapa também pode ser realizada no Windows 10 de forma similar.

Verifique se o mouse está conectado corretamente

Apesar do uso contínuo de um periférico, pode ser que ele apresente mau contato com o PC. Por isso, verifique se o mouse está fixado corretamente em uma porta USB ou tente conectá-lo em outra. Caso utilize um mouse Bluetooth, veja se a função está ativada no PC, se as pilhas possuem carga e se ele está devidamente conectado.

Havendo a possibilidade, tente conectar o mouse e usá-lo em outro PC, ou até mesmo fazer o teste usando outro periférico — se ele funcionar, o problema pode estar no mouse, e não necessariamente no seu computador.

Veja se o touchpad foi desativado

Alguns notebooks permitem desligar o touchpad usando atalhos de teclado — e isso pode ter sido feito por você sem querer. Para verificar se esse é o seu caso, faça assim:

  1. Abra o menu Iniciar (ou toque sobre a Tecla do Windows no teclado);
  2. Procure por "Ligar ou desligar o touchpad";
  3. Confira se a função está ativada ou não.

Caso o touchpad não esteja ativado, use a tecla Tab para acessá-lo e aperte a Barra de Espaço para ativá-lo novamente.

Continua após a publicidade

Utilize um atalho

Se você estiver usando um laptop, pode tentar pressionar um atalho do teclado que pode ativar o cursor do mouse. Usualmente, os comandos mais comuns são: Fn + F3, Fn + F5, Fn + F9 e Fn + F11. Dependendo da marca do seu notebook, talvez seja recomendável consultar o manual.

Atualize os drivers do mouse

Continua após a publicidade

Se você já usa um utilitário que verifica quais drivers estão com problemas ou precisam de atualização, faça uma varredura e verifique se há algum problema com o seu mouse. No entanto, o Windows oferece uma maneira mais prática de verificar isso.

  1. Aperte Tecla do Windows + R;
  2. Digite devmgmt.msc e pressione Enter.

Aperte Tab e use as setas para selecionar expandir a opção “Mouse e outros dispositivos apontadores”. Aperte Enter para abrir uma das opções.

Continua após a publicidade

Use novamente a tecla Tab para acessar a aba “Driver” e selecione “Atualizar Driver”.

Verifique se o mouse está funcionando corretamente

Se você já verificou e constatou que o mouse está conectado corretamente, que não há, visualmente, nada de errado com ele, ainda é possível utilizar uma opção do Windows para validar se há algum problema interno.

Continua após a publicidade
  1. Abra o Menu Iniciar;
  2. Digite "Configurações do Mouse" e aperte Enter.
  3. Aperte a tecla “Windows”, digite “Configurações do mouse” e aperte “Enter”.

Use a tecla Tab e as setas para acessar a aba “Outras configurações do mouse”.

Acesse a aba “Hardware” e verifique se o periférico está funcionando corretamente. Caso não esteja, substitua-o.

Continua após a publicidade

Leve o PC para assistência técnica

Bom, se infelizmente nenhuma das opções listadas acima foi capaz de sanar o problema do ponteiro do mouse que sumiu, uma forte recomendação é levar o seu PC para que um técnico de sua confiança faça uma análise mais detalhada. Talvez seja necessário formatar o PC ou fazer algum outro procedimento que seja mais avançado.