Novo Spotify ganha interface remodelada em atualização para Windows e web
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

Nesta quinta-feira (25), o Spotify anunciou uma repaginada geral de seus aplicativos para Windows 10, macOS e web. A plataforma aproximou o visual dessas versões ao padrão adotado no celular, encurtou o caminho para as músicas favoritas e adicionou novos recursos para aprimorar a experiência do streaming no desktop.
- Spotify apresenta nova tela inicial com ênfase a histórico, sugestões e podcasts
- Como o Spotify paga os músicos? Empresa resolveu explicar
- Como esconder as músicas que você está ouvindo no Spotify
O processo de recriação da interface do Spotify para computador levou meses de pesquisa e exigiu muita seriedade, informa a empresa, visto que foi a primeira plataforma em que o serviço de streaming se apresentou. Contudo, com o passar dos anos, a versão para desktop deixou de acompanhar boa parte das novidades introduzidas no celular, tornando-se quase uma “versão básica” do que é o aplicativo mobile.
Nessa atualização, a plataforma substituiu os inúmeros botões dispostos em “Sua Biblioteca”, na coluna esquerda, por uma seção dedicada mais clara e acessível, dando espaço para botões maiores e para a inclusão das fotos das playlists logo na tela principal — elemento antes somente visível dentro da lista de reprodução em si. A tela mais enxuta é outra adição da atualização, ao lado de várias outras pequenas mudanças em torno de toda a aparência do aplicativo.
O menu “Sua Biblioteca” agora tem visualização em fileiras, garantindo espaço para uma melhor disposição dos ícones — ainda quadrados, análogos à discos, e com o mesmo carinho da tela principal à biblioteca particular. Ele ainda dá destaque para alguma playlist logo no topo da página, e tem filtros para agilizar a navegação e um menu de contexto mais robusto, permitindo a criação rápida de “Estações” a partir de qualquer música.
Ouvir música offline no Spotify de PC
Outra mudança agradável está na adição (formal) de download de músicas para ouvir offline. Anteriormente, a plataforma já permitia escutar músicas sem internet, mas tal capacidade era um benefício dos dados salvos em cache, não necessariamente consistentes ou apresentados devidamente pelo app, proporcionando uma experiência não tão eficiente quando desconectado.
A atualização aproxima a experiência do PC ao app de celular e adiciona um botão de “download” próximo ao “Play” dentro de cada playlist. Dessa forma, as músicas serão armazenadas fora do cache do aplicativo, ficando à disposição para reprodução a qualquer momento e sem o risco de serem apagadas por acidente.
O Spotify conta que há vários novos atalhos para a navegação na plataforma, integrados às combinações das teclas Ctrl (Windows) ou Command (Mac) com outros botões do teclado. Na publicação, no entanto, a companhia não detalhou essas combinações.
Segundo o Spotify, a atualização foi lançada hoje, mas será encaminhada gradativamente a todos os usuários.
Fonte: Spotify