Publicidade

Novo bug do Windows 11 descalibra cores em alguns monitores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Dezembro de 2021 às 17h00

Link copiado!

Reprodução/Microsoft (modificado)
Reprodução/Microsoft (modificado)
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft confirmou recentemente que o Windows 11 apresenta problemas na apresentação de imagens em certos monitores, especialmente aqueles com HDR habilitado. O defeito faz o conteúdo exibido aparecer com tons de branco desbalanceados, mais amarelados ou com outras cores.

Esse problema é uma dor de cabeça principalmente para quem precisa trabalha com edição de conteúdo visual no Windows. Sem uma representação precisa das cores, profissionais não conseguem assegurar qualidade nas alterações do conteúdo e, provavelmente, projetos podem ser entregues com cores descalibradas.

Continua após a publicidade

Segundo a Microsoft, o erro acontece devido a problemas de renderização de cores nas APIs Win32, que retorna erros ou informações inesperadas “sob condições específicas”. Não são todos os programas de gerenciamento de perfis de cores os afetados pelo problema — inclusive, as opções nativas do menu de Configurações funcionam normalmente.

Não se sabe quem foi afetado

A compahia não especificou a compilação em que o problema acontece, tampouco em quais condições, então todo usuário de Windows 11 parece estar sujeito ao bug. Por enquanto, ainda não existe correção exata para o defeito além de alternar a calibragem de cores ou trocar de monitor, mas a MS sugere algumas possíveis soluções.

Espera-se que uma correção para o problema com as cores do Windows 11 seja lançada junto da próxima atualização de sistema, aguardada para o ano que vem. Aparentemente, testadores já não sofrem com o problema, então migrar para uma das prévias do sistema operacional se tornando um membro do programa Windows Insider pode ser uma solução interessante por ora.

Continua após a publicidade

Fonte: Windows Latest, Microsoft