Monitoramento de CPU do Windows 11 estaria com um bug grave, relatam usuários
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

Aparentemente, o monitoramento de consumo de CPU do Windows 11 está com problemas. Em testes de desempenho feitos pela CapFrameX, empresa dona de um software de benchmark, um processador AMD Ryzen 7 5800X3D apresentou atividade estranhamente baixa em trechos de gameplay considerados “intensos” para o componente.
- O que é a famosa e temida Tela Azul da Morte?
- Aplicativos Android vão rodar melhor no Windows 11 com nova atualização
O problema aconteceu na Build 22621 do Windows 11, atualmente em testes no Canal Beta. Os indicadores de performance apresentados pelo HWiNFO mostram 16 núcleos do processador em atividade, mas 15 deles em consumo extremamente baixo, enquanto um núcleo acumula 77,9% de uso.
Segundo a captura de tela, o bug acontece durante um trecho de Shadow of the Tomb Raider (2018) conhecido por demandar alta atividade do processador. O desempenho do jogo ainda parece estável, conforme sugere o print, mas os dados obtidos pelo software de monitoramento apontam uma estranha baixa atividade da maioria dos núcleos.
Requer diagnóstico aprofundado
Não se sabe o que causa o bug, mas outros usuários reforçam o relato de CapFrameX nos comentários. Na prática, o problema teria impacto direto principalmente em análises de processadores, uma vez que os dados poderiam não ser confiáveis para fazer uma avaliação de um componente específico.
Naturalmente, é possível que o problema esteja na máquina de CapFrameX, no software HWiNFO, no Shadow of the Tomb Raider ou, por fim, no Windows 11 — é necessária uma apuração aprofundada para compreender a questão. Contudo, o autor da publicação insiste que o erro acontece em todos os jogos testados, mas ele não divulgou prints de outros exemplos.
Ao menos, o bug encontrado ainda não deve ser encarado com grande alarde, já que foi encontrado numa versão experimental do sistema operacional. Nessas compilações, é normal que erros aconteçam com mais frequência e, quando encontrados, devem ser reportados à Microsoft para que uma correção seja preparada a tempo. Por enquanto, porém, não há indícios de que a companhia está ciente do problema.
Fonte: CapFrameX