Microsoft volta a exibir pop-ups publicitários no Windows 10

Por Redação | 04 de Novembro de 2016 às 12h19

Muita gente se queixava do Windows 10 quando a Microsoft ainda o oferecia gratuitamente porque o sistema não parava de exibir pop-ups publicitários aqui e acolá. Com o fim do prazo de atualização gratuita para o SO, a gente pensava que a prática chegaria ao fim - mas estávamos redondamente enganados.

Nesta sexta-feira (04), começaram a pipocar relatos de que a empresa voltou a exibir os inconvenientes anúncios para lembrar usuários norte-americanos de participarem do Bing Rewards, um programa de recompensas que dá pontos a quem utilizar o Edge.

Ainda não se sabe com precisão sob quais circunstâncias o anúncio pipoca na cara dos usuários. Mas, aparentemente, a Microsoft achou que não há qualquer problema em importunar quem prefere usar outro browser além do Edge.

Prática abusiva?

Ao PC World, o usuário que relatou a aparição do anúncio disse ter desativado as opções relacionadas a anúncios no Windows 10. Com a chegada da Atualização de Aniversário, a Microsoft reabilitou tais opções, forçando o usuário a desativá-las novamente. Pouco tempo depois, anúncios começaram a aparecer e, mais uma vez, o usuário disse que a empresa os reativou sem avisá-lo.

Mas esse nem parece ser o maior dos problemas. No Twitter, vários usuários vêm alegando que a Microsoft vem utilizando a Central de Ações para emitir alertas de atualização várias vezes num mesmo dia. Outros dizem que a Cortana ficou doida e não para de sugerir novos serviços sem sequer ser ativada. Já Todd Wright publicou uma captura de tela de uma notificação em que a Microsoft sugere "sutilmente" que ele mude para o Edge.

É o tipo de coisa que, para muita gente, mostra que a Microsoft está ultrapassando os limites do bom senso. Afinal de contas, qual é o problema de respeitar e manter as preferências do usuário?

Via PC World

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!