Publicidade

Microsoft libera IA do Copilot na prévia do Windows 10

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Novembro de 2023 às 11h20

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft começou a distribuir a IA do Copilot na mais recente prévia do Windows 10, disponível para inscritos no programa Insider. O assistente pode ser usado nas edições Home e Pro da versão 22H2 do sistema operacional e passa por um processo de distribuição controlada, ou seja, será liberado aos poucos para mais pessoas durante os próximos meses.

O Copilot aparece na build 19045.3757 (KB5032278) da prévia do Windows 10 e pode ser acessado a partir de um ícone na barra de tarefas. O assistente exibe um painel no lado direito da tela, no qual oferece sugestões de prompts e disponibiliza um campo para inserir os pedidos em texto.

Continua após a publicidade

A desenvolvedora aponta que o recurso pode apresentar alguns problemas por estar em fase experimental: alguns erros relatados incluem o fechamento do Copilot ao clicar em links e a falta de compatibilidade com a barra de tarefas no modo vertical. Para usá-lo na versão mais antiga do Windows, é necessário ter pelo menos 4 GB de RAM e uma tela compatível com resolução de no mínimo 720p.

O lançamento do Copilot para Windows 10 é uma estratégia tomada pela Microsoft para aumentar a presença da tecnologia nos dispositivos: um vazamento aponta que o sistema operacional é usado por mais de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo. A ferramenta inicialmente foi lançada para o Windows 11 em setembro, mas a Gigante de Redmond decidiu ampliar a distribuição para mais computadores.

O que é o Copilot

O Copilot é o assistente de IA generativa presente nos produtos da Microsoft, como Windows, e Microsoft 365 (o antigo pacote Office). Nos computadores pessoais, a IA é capaz de criar textos, resumir arquivos, gerar imagens e realizar alguns ajustes nas configurações do sistema operacional, como ativar o tema escuro ou ligar o Modo Foco.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

É possível acessar a ferramenta a partir de ícone na barra de tarefas, menu Iniciar ou pelo comando tecla do Windows + C.