Microsoft libera IA do Copilot na prévia do Windows 10
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft começou a distribuir a IA do Copilot na mais recente prévia do Windows 10, disponível para inscritos no programa Insider. O assistente pode ser usado nas edições Home e Pro da versão 22H2 do sistema operacional e passa por um processo de distribuição controlada, ou seja, será liberado aos poucos para mais pessoas durante os próximos meses.
- Windows 11 vai permitir desinstalar Edge e Bing, mas só na Europa
- Windows 12 | O que sabemos sobre possível sucessor do Windows 11
O Copilot aparece na build 19045.3757 (KB5032278) da prévia do Windows 10 e pode ser acessado a partir de um ícone na barra de tarefas. O assistente exibe um painel no lado direito da tela, no qual oferece sugestões de prompts e disponibiliza um campo para inserir os pedidos em texto.
A desenvolvedora aponta que o recurso pode apresentar alguns problemas por estar em fase experimental: alguns erros relatados incluem o fechamento do Copilot ao clicar em links e a falta de compatibilidade com a barra de tarefas no modo vertical. Para usá-lo na versão mais antiga do Windows, é necessário ter pelo menos 4 GB de RAM e uma tela compatível com resolução de no mínimo 720p.
O lançamento do Copilot para Windows 10 é uma estratégia tomada pela Microsoft para aumentar a presença da tecnologia nos dispositivos: um vazamento aponta que o sistema operacional é usado por mais de 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo. A ferramenta inicialmente foi lançada para o Windows 11 em setembro, mas a Gigante de Redmond decidiu ampliar a distribuição para mais computadores.
O que é o Copilot
O Copilot é o assistente de IA generativa presente nos produtos da Microsoft, como Windows, e Microsoft 365 (o antigo pacote Office). Nos computadores pessoais, a IA é capaz de criar textos, resumir arquivos, gerar imagens e realizar alguns ajustes nas configurações do sistema operacional, como ativar o tema escuro ou ligar o Modo Foco.
É possível acessar a ferramenta a partir de ícone na barra de tarefas, menu Iniciar ou pelo comando tecla do Windows + C.