Publicidade

Microsoft libera novos emojis para o Windows 11, mas eles não são como prometido

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Novembro de 2021 às 10h11

Link copiado!

Reprodução/Microsoft (modificado)
Reprodução/Microsoft (modificado)
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft lança nesta terça-feira (23) uma nova atualização para o Windows 11 e, nela, finalmente libera os emojis retrabalhados com base no design Fluent. Em vez de figurinhas tridimensionais, como anunciado em julho deste ano, as figurinhas são totalmente chapadas.

O Clippy, um dos clássicos “assistentes virtuais” do pacote Office, está de volta nessa nova versão dos emojis — no lugar, infelizmente, dos Ninja Cat Emojis, que ficaram para trás na renovação. No geral, os emojis têm cores bastante saturadas (com efeitos em degradê em alguns deles) e não tem contornos evidentes como na versão antiga.

Continua após a publicidade

Pela primeira vez, a Microsoft confirmou que os emojis tridimensionais apresentados em julho realmente ficaram para trás. No anúncio original, atualizado nesta segunda-feira (22), a companhia ressalta que o novo catálogo será lançado exclusivamente no Windows 11 e será bidimensional.

Falsas promessas

Mesmo explicada, a decisão é controversa: o próprio texto que apresentava o novo catálogo de emojis destaca a preferência pelo visual 3D sobre o 2D. “Nós optamos por design 3D em vez de 2D e escolhemos animar a maioria dos nossos emojis”, explicou a companhia. Na época, a Microsoft liberou um vídeo promocional bem interessante sobre o novo estilo das figurinhas e, de certa forma, criou falsas expectativas na comunidade.

A suspeita é que a substituição de estilos aconteceu devido a limitações do Windows 11. O sistema operacional utiliza uma Color Font em formato de vetores, característica que otimiza o espaço tomado em disco de figurinhas 2D. Ainda há a chance de os emojis 3D aparecerem em outros produtos da Microsoft — o Microsoft Teams e programas da suíte Office são opções —, mas não há confirmações sobre esses planos da Microsoft.

Continua após a publicidade

Como sempre, a atualização é liberada em lotes e pode não ter alcançado o seu computador ainda. A novidade está contida em um pacote opcional de número KB5007262, então o download pode ser feito quando for possível a partir de Configurações > Windows Update.

Fonte: Microsoft