Microsoft encerra integração nativa entre Teams e Windows 11
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |

A Microsoft anunciou que vai abandonar a integração nativa da plataforma corporativa Teams com o Windows 11. Agora, quem quiser usar o serviço no sistema operacional terá que optar por uma versão em aplicativo, provavelmente disponível na Microsoft Store.
- IA do Microsoft Teams vai ajudar você a acompanhar reuniões
- 10 dicas para usar o Microsoft Teams da melhor forma
Essa notícia chega somente dois anos após a Gigante de Redmond anúnciar a união entre seus dois serviços — inclusive apostando forte em novos recursos e atualizações constantes.
Fim da integração
Em uma postagem feita no blog da Microsoft voltado para desenvolvedores, a empresa relevou que o Chat, como era chamada a integração, agora passa a se chamar Microsoft Teams - Free e que ele "é fixado por padrão na barra de tarefas e pode ser desafixado assim como os outros aplicativos". Depois disso, nada mais foi revelado a respeito da mudança — há somente um aviso dizendo que mais novidades seriam reveladas em breve.
Apesar da separação, o Chat vinha recebendo diversas atualizações no Windows 11. As mais importantes adicionaram comunidades ao melhor estilo Discord e uma série de melhorias na função de videoconferências dele, além da adição de uma ferramenta de IA parecida com o Midjourney capaz de gerar imagens.
Vale lembrar que, em abril, a Microsoft também anunciou o fim da integração do Teams com o Office. O movimento foi uma maneira que a companhia encontrou para acalmar os reguladores da União Europeia, que poderiam enquadrar a prática na lei antitruste.
A seperação do Windows 11 e do Microsoft Teams já é vista na nova Build 23481, que também removeu nove funções do Explorador de Arquivos.