Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Media Player do Windows 11 pode reviver uma função clássica e esquecida

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Julho de 2022 às 11h37

Link copiado!

Phil Hearing/Unsplash
Phil Hearing/Unsplash

O Media Player do Windows 11 voltou a conseguir copiar arquivos direto de um CD. A atualização Build 25158 traz de volta ao sistema operacional a capacidade de “ripar” faixas em MP3, AAC, FLAC ou ALAC de discos inseridos no computador.

Décadas atrás, poder copiar o conteúdo de CDs era uma das funcionalidades mais importantes de um computador — principalmente para quem gostava de música. A função permitia colocar toda a biblioteca de faixas no PC, facilitando o acesso posterior e poupando o usuário de precisar trocar de disco toda vez que quisesse ouvir um álbum diferente.

Continua após a publicidade

Copiar CDs nesta versão experimental do Windows 11 é bem fácil, na verdade: dentro do Media Player, já com um disco inserido no computador, acesse os arquivos da mídia pelo app e selecione o botão “Rip CD”. Deste ponto, você deve selecionar o formato em que quer armazenar os arquivos, selecionar a Bit rate e clicar em “Salvar”.

Pode ser problemático

Apesar de ser um recurso relativamente simples, suas implicações são delicadas. A redistribuição de conteúdo protegido por direitos autorais é crime e, de certa forma, poder “ripar” CDs com tanta facilidade pode favorecer a pirataria — o que certamente incomodará distribuidoras, artistas e plataformas de streaming.

Dito isto, não se sabe se a função terá limitações, nem mesmo se ela será disponibilizada para o público geral. Fato é que, com esse recurso incluído nativamente, dá quase para sentir que os anos 2000 estão de volta.