Finalmente! Microsoft vai arrendondar os cantos de programas no Windows

Por Rafael Rodrigues da Silva | 03 de Maio de 2019 às 15h16
Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

Finalmente aconteceu: depois de anos defendendo um design com pontas e arestas, a Microsoft finalmente dará o braço a torcer e passará a utilizar cantos arredondados no design do Windows.

A novidade foi revelada nesta quinta-feira (2) por Zac Bowden, editor do site Windows Central, em seu Twitter. Ao responder um usuário que achou estranho o fato do Chromium Edge (o novo navegador da Microsoft, baseado no Chromium, que já está disponível para ser usado em versão beta) não possuir o mesmo design “quadradão” do Spartan Edge (o atual navegador oficial do Windows 10), Bowden confirmou que a Microsoft está assumindo os cantos arredondados como parte de seu Fluent Design.

Isso quer dizer que não apenas o Windows, mas também todos os outros produtos da empresa (como o pacote Office e o sistema operacional do Xbox) passarão também a utilizar os cantos arredondados.

Bowden não confirmou exatamente quando essa novidade deve ser lançada, mas adiantou que pelos próximos meses a Microsoft deverá ir atualizando aos poucos seus programas para o novo design com cantos arredondados. E, para provar seu ponto, ele divulgou uma imagem da janela de buscas do Windows 10 da build 20H1 (que ainda não tem dava para ser lançada oficialmente para o público):

Janela de busca da build 20H1 do Windows 10, que trará cantos arredondados para o sistema (Imagem: Zac Bowden/Windows Central)

Desde 2009, quando lançou os primeiros smartphones para Windows Phone, a Microsoft vem na contramão do mercado, utilizando designs mais “quadrados” quando outros sistemas operacionais, como o iOS, Android e macOS cada vez mais apostam em cantos mais “redondinhos”. E, pelo jeito, parece que a Microsoft se cansou de comprar essa briga para manter as arestas de seus programas e vai dar uma boa “lixada” em todas as pontas deles nas suas próximas atualizações.

Fonte: MSPowerUser

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.