Evernote Touch vai ser descontinuado na próxima atualização do Windows 10

Por Redação | 28 de Julho de 2016 às 11h27

Se você é um usuário do Evernote Touch, pode preparar seu adeus ao aplicativo. A empresa anunciou que a edição de seu app vai ser descontinuada a partir do próximo dia 2 de agosto, mas isso não é motivo para pânico e seus usuários não precisam entrar em desespero, fazendo backup de tudo. Na verdade, trata-se de um processo de transição simples e que coincide com a chegada da próxima atualização do Windows 10. Segundo a companhia, quando o Windows 10 Anniversary Update chegar, o Evernote Touch vai ser automaticamente atualizado para a versão padrão para desktops.

Mas a pergunta é: por quê? A razão é simples. Quando o Windows 8 foi lançado, em 2012, o Evernote trouxe uma versão Touch de seu serviço para se aproveitar daquela que era uma das maiores novidades do novo sistema da Microsoft. Com o Windows pensando mais em telas sensíveis a toques, a ideia de trazer uma versão do Evernote focada nessa função pareceu muito interessante. E, com o lançamento do Windows 10, a empresa deu continuidade ao projeto e levou o Evernote Touch também para a nova versão. Porém, chegou o momento em que ela não vê mais a necessidade continuar oferecendo suporte ao app.

Em uma nota oficial, a companhia explica ainda que a ideia do Evernote Touch foi servir como uma espécie de aplicativo de companhia do Windows, ou seja, oferecendo apenas algumas funções mais básicas, mas longe de entregar tudo aquilo que a plataforma é capaz de oferecer. E, com a mudança, ela espera mudar isso, uma vez que o aplicativo completo tem muito mais recursos e ferramentas que sua contraparte touch — o que inclui suporte a mouse e teclado.

Evernote TOuch

Evernote Touch também vai dar adeus da Windows Store a partir da próxima semana

Assim, a partir do dia 2 de agosto, o lançamento do Windows 10 Anniversary Update vai também fazer essa limpa no Evernote. Conforme confirmado pela companhia, a mudança será feita de maneira automática para aqueles que já têm o Evernote Touch instalado em seu computador. Apesar disso, nenhum dado será perdido no processo. Trata-se apenas de uma mudança do app utilizado e nada mais. No entanto, há o alerta de que alguns elementos podem parar de funcionar na próxima atualização do sistema operacional.

Outro ponto é que a mudança também vai remover o Evernote Touch da Windows Store, o que significa que não será mais possível baixá-lo na loja a partir da próxima semana em sistemas já atualizados. Contudo, quem utilizar uma versão do Windows 10 anterior à Anniversary Update vai poder encontrar o app e fazer o download normalmente.

O curioso é que alguns usuários viram nessa medida um retrocesso por parte do Evernote, visto que o controle por toque na tela era um recurso que realmente tornava tudo mais prático. Como o site WinBeta relembra, muitos usuários demoraram a migrar para o Windows 10 exatamente para poder aproveitar mais essa interface tátil que o Windows 8 valorizava e o Evernote Touch era um dos que melhor se aproveitava disso. E, com o fim do app, muita gente vai se sentir órfão.

Via: WinBeta