Deixe seu Windows 8 mais rápido em 5 passos

Por Muni Perez

Muitas pessoas que reclamam do Windows 8, "odeiam" a interface Metro ou não se adaptaram ao uso dos dois modos do sistema operacional. Porém, não há como negar que o Windows 8 é a versão mais rápida do sistema já lançada.

Apesar disso, ainda é possível melhorar o desempenho dele, seja colocando um HD com SSD (aqueles que vem nos ultrabooks, um dos motivos pelos quais eles são rápidos), seja colocando mais memória RAM. Além disso, o próprio sistema vem com algumas opções para deixá-lo mais rápido. E são nessas funções que iremos focar.

Basicamente, vamos ativar a Inicialização rápida, otimizar os discos rígidos, ajustar o desempenho e desabilitar aplicativos desnecessários que inicializam com o sistema.

1. Inicialização Rápida

Essa é uma função interessante e que já deve vir ativada de fábrica. Basicamente, ela salva alguns processos que estão na memória no HD quando o sistema é desligado. Ao ligar o Windows novamente, o sistema não precisa executar os vários scripts de inicialização desses processos, carregando-os diretamente do disco rígido.

Para verificar e/ou ativar o recurso, aperte a tecla do Windows, digite "Painel de Controle". Ao abrir o painel, clique em Hardware e Sons -> Opções de Energia. Então, no menu da esquerda, clique em "Escolher a função dos botões de energia". Procure, no final da lista, a opção "Inicialização Rápida" e ative-a.

WIndows 8 - Ativar inicialização rápida

2. Otimização dos discos rígidos

A otimização dos discos do Windows 8 é o sucessor do desfragmentador de discos, e, como o nome sugere, otimiza os discos rígidos e/ou partições que você tiver. Para acessar a função de otimização de discos, abra o Painel de Controle, vá em "Sistema e Segurança" e procure a seção "Ferramentas Administrativas". Lá, clique em "Desfragmentar e otimizar suas unidades" e uma lista com todas as partições aparecerá. Escolha a unidade que deseja otimizar e clique em "Otimizar". Verifique também a opção de desfragmentação automática e a ajuste para que ela seja executada semanalmente.

Windows 8 - Otimizar discos

3. Ajuste o sistema para a melhorar seu desempenho

O Windows vem cheio de animações, sombreados e outros efeitos visuais. Não há dúvidas que eles são bonitos, mas não são úteis para nada e contribuirem para a lentidão do sistema. Desativá-los é a melhor coisa que você pode fazer, pois além de liberar memória RAM, também reduz o uso do processador.

Para remover os efeitos visuais e ajustar o sistema para um melhor desempenho, abra o Windows Explorer (gerenciador de arquivos), clique com o botão direito na guia "Computador" e vá em "Propriedades". Agora, no menu da esquerda, selecione a opção "Configurações avançadas do sistema" e, na guia "Avançado", e clique em "Configurações" na seção de Desempenho.

Ao clicar na opção "Ajustar para obter um melhor desempenho" você irá desmarcar todas as opções, porém, vale a pena selecionar "Personalizar" e deixar marcado o item "Usar fontes de tela com cantos arredondados", o penúltimo da lista, para suavizar as fontes.

Windows 8 - Melhorar desempenho

4. Desative programas que inicializam com o sistema

No "Gerenciador de Tarefas" você tem uma visão completa do sistema, os processos que estão em execução e o estado da memória e processador do computador.

Nele também há uma guia chamada "Inicializar", que mostra uma lista de todos os programas que inicializam junto com o sistema, bem como o impacto deles no tempo de inicialização. Analise a lista, veja os programas que são realmente necessários e desabilite aqueles que não são e que tem mais impacto sobre seu sistema.

Windows 8 - Gerenciador de tarefas

5 - Feche aplicativos abertos

Como o Windows 8 foi feito tendo em mente tablets e telas sensíveis ao toque, os aplicativos que usam a interface Metro não possuem a opção de fechar. Ao invés disso, você tem a opção de minimizá-los e deixá-los rodar em segundo plano, o que acaba consumindo memória.

Para fechar um programa aberto, você deve clicar na parte central do topo da tela e arrastar a tela do aplicativo para baixo. E para ver a lista de programas abertos, basta levar a seta do mouse até o canto superior esquerdo e em seguida descer. Clique e arraste a imagem do programa desejado para baixo para fechá-lo.

Você também pode configurar o sistema para limpar automaticamente essa lista de aplicativos. Para isso, pressione "Windows + C" no teclado, vá em "Configurações" e clique em "Mudar configurações do computador".

O painel de controle do modo Metro aparecerá. Lá, clique na opção "Geral" e desmarque a opção "Permitir alternância entre aplicativos abertos".

Windows 8 - Excluir histórico

Com essas medidas, seu sistema ficará bem mais rápido e você poderá aproveitar ainda mais o Windows 8.