Publicidade

5 maneiras de acelerar seu computador com Windows 8

Por| 03 de Julho de 2014 às 16h00

Link copiado!

5 maneiras de acelerar seu computador com Windows 8
5 maneiras de acelerar seu computador com Windows 8

Se você é usuário do Windows 8, o mais recente sistema operacional da Microsoft, já está familiarizado com diversas mudanças inseridas em relação à versão anterior, o Windows 7. Uma dessas mudanças foi a perceptível melhora na agilidade de inicialização do sistema. No entanto, com o tempo, o sistema pode ficar um pouco sobrecarregado e deixar de ser tão rápido como no início.

Por isso, elaboramos cinco ótimas dicas para você otimizar seu Windows a fim de ter um melhor desempenho.

1. Desativar programas de inicialização

O Windows 8, assim como versões anteriores, tem a opção de programar softwares para inicializar junto ao sistema. Assim, quando você liga seu computador, o programa estará pronto para uso. No entanto, exagerar na quantidade de programas que serão executados durante a inicialização pode deixar seu Windows lento.

Continua após a publicidade

Você pode resolver isso utilizando o Gerenciador de Tarefas. Para acessá-lo tecle Ctrl + Alt + Delete (Del). Selecione a opção "Gerenciador de Tarefas". Na aba "Inicializar" escolha os programas que serão inicializados e desabilite os softwares que você não quer que inicialize ao ligar seu computador.

2. Fazer uma limpeza nos arquivos temporários

Com o tempo de uso, seu computador pode acumular diversas informações desnecessárias no sistema. Isso pode trazer uma certa lentidão que pode atrapalhar sua produtividade. Para resolver isso o software Ccleaner realiza a limpeza de históricos e informações inúteis trazendo um novo fôlego para que seu Windows funcione com melhor desempenho.

Continua após a publicidade

3. Otimizar e desfragmentar o disco rígido

Esta opção analisa e desfragmenta os discos, se necessário, usando uma agenda semanal de padrão. É possível aumentar ou diminuir esse planejamento de acordo com a utilização dada ao computador.

Para otimizar ou desfragmentar os discos de seu computador vá no Windows Explorer, selecione o disco e clique com o botão direito do mouse. Escolha a opção "Propriedades" para abrir uma janela. Na aba "Ferramentas" selecione "Otimizar". Um catálogo dos discos rígidos presentes no seu computador será exibido. Selecione o disco que desejará analisar ou otimizar.

Continua após a publicidade

4. ReadyBoost

Este recurso foi desenvolvido para ajudar quando a memória do computador for insuficiente. O Windows precisa de um local para manter os dados. Quando não há memória suficiente, o Windows recorre à unidade de disco rígido quando a memória RAM está próxima do uso máximo.

Para modificar essas opções, é só clicar com o botão direito do mouse sobre um pendrive conectado à máquina e escolher a opção “Propriedades”. Ao abrir a nova janela acesse a aba "ReadyBoost", marque a opção "Usar este dispositivo", e altere o espaço para acelerar o sistema. Após isso clique em "Aplicar". Pronto! O seu pen drive será usado como uma espécie de "memória adicional" do sistema, dando um certo ganho de velocidade.

Continua após a publicidade

5. Utilize a função "Alto Desempenho"

Este é um dos procedimentos mais simples e eficientes para acelerar seu sistema. Se você utiliza um desktop ou um notebook próximo a uma fonte de energia, poderá utilizar esse procedimento sem problemas. O "Alto Desempenho" consiste no sistema utilizar o máximo do hardware sem se importar com o consumo de energia, trazendo mais desempenho para seu computador.

Para habilitá-lo acesse o "Painel de Controle", clique em "Sistema e Segurança" e "Opções de Energia". Agora você poderá selecionar a opção "Alto Desempenho", que fará com que o sistema dê prioridade ao desempenho e não ao consumo de energia.

Continua após a publicidade

Caso utilize alguma dessas técnicas ou todas elas, perceberá um aumento significativo no desempenho de seu Windows 8. Se precisar de mais dicas para melhorar ainda mais a performance de seu sistema operacional, você poderá obter mais informações em nosso artigo: "Como melhorar a performance do Windows 8".