Publicidade

Como reverter uma atualização do Windows Update

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 20 de Maio de 2022 às 13h00

Link copiado!

Arnav Singhal/Unsplash
Arnav Singhal/Unsplash

Seu PC está com problemas após ter instalado uma nova versão do Windows? Nesse caso, descobrir como reverter uma atualização do Windows Update pode ser uma solução muito prática. Isso porque, às vezes, elas podem vir com erros e bugs que comprometem a nossa experiência com o sistema operacional.

Para reverter uma atualização do Windows Update, existem duas maneiras: você pode acessá-las e gerenciá-las através do “Painel de Controle” ou reiniciar seu computador no modo de “Segurança e recuperação”. Nesta matéria, veja como desinstalá-las.

Como reverter uma atualização do Windows Update pelo Painel de Controle

Continua após a publicidade
  1. Na barra de pesquisa, pesquise por "Painel de controle";
  2. Em seguida, clique na categoria "Programas";
  3. Depois, clique em "Programas em recursos";
  4. Ao lado direito, clique em "Exibir atualizações instaladas";
  5. Nessa página, toque duas vezes sobre uma atualização para desinstalar.

Esse recurso está disponível para a versão Windows 7 ou superior. No entanto, também é possível desinstalar atualizações mesmo sem ter acesso à Área de Trabalho. Veja como fazer!

Como desinstalar atualizações do Windows Update pelo modo de recuperação

Neste modo, é possível gerenciar suas atualizações e se necessário também retornar para um ponto de restauração recente:

Continua após a publicidade
  1. Reinicie seu computador pressionando a tecla "Shift";
  2. Em seguida, clique em "Solução de problemas";
  3. Depois, clique em "Opções avançadas";
  4. Feito isso, clique em "Desinstalar Atualizações";
  5. Por fim, basta selecionar se deseja desinstalar sua atualização de qualidade mais recente ou atualização de recursos mais recentes.

Vale lembrar que esse recurso está disponível para computadores com Windows 10 ou superior. Quanto as atualizações do Windows Update, elas podem ser atualizações de recursos ou qualidade. No entanto, caso você não tenha certeza sobre qual tipo de atualização foi realizada recentemente, é possível desinstalar ambos os tipos de atualizações.

Mas, se ainda assim o problema persistir, você pode retornar a um ponto de restauração do sistema voltando para a categoria “Opções avançadas”. Essa é outra maneira de restaurar seu Windows a uma versão anterior daquela atualização. Gostou dessa dica? Compartilhe essa matéria com seus amigos que estão com problemas no Windows!