Como desativar as atualizações automáticas do Windows
Por Felipe Freitas • Editado por Bruno Salutes | •
Descobrir como desativar as atualizações automáticas do Windows pode ser uma solução para quem está com problemas de desempenho e acúmulo de processos no sistema. Manter seu computador atualizado é muito importante, em especial quando se tratam de atualizações de segurança. No entanto, deixar as atualizações automáticas ativas pode não ser a melhor escolha para aproveitar o desempenho mais estável em seu PC.
- Para onde vão os arquivos deletados da lixeira do Windows?
- 55 comandos que você pode fazer com a tecla Windows no PC
Isso porque durante o dia a dia, o Windows consome desempenho para trabalhar na busca por novas atualizações. Em alguns casos, isso pode até mesmo gerar problemas como: 100% de uso de disco no "Gerenciador de Tarefas". Além disso, às vezes atualizações com novos recursos também podem trazer bugs que prejudicam a experiência atual do sistema.
Nessa perspectiva, nem sempre é necessário deixar as atualizações automáticas do Windows ativas quando seu sistema estiver estável e com as atualizações de segurança em dia. Entre diferentes versões do Windows, existem duas maneiras de desativá-las:
Desativar atualizações automáticas do Windows em configurações
- Acesse "Configurações";
- Clique na barra lateral para ver mais opções;
- Feito isso, clique na categoria "Windows Update";
- Nessa página, é só clicar em "Pausar atualizações" e selecionar quantas semanas você manterá elas em pausa.
Dessa maneira, é possível adiar as atualizações do Windows Update por até 5 semanas. No entanto, é recomendado baixar e instalar atualizações de segurança ao fim de cada período quando disponíveis. Para instalar apenas um tipo específico de atualização, é só clicar em "Baixar e instalar" ao lado direito dela.
Desativar atualizações automáticas do Windows em services.msc
- Pressione a combinação "Windows + tecla R" para abrir o menu "Executar";
- Feito isso, digite "services.msc" para acessar a lista de serviços do sistema;
- Nessa página, você pode visualizar e gerenciar uma lista completa de serviços ativos em segundo plano no seu computador;
- Clique com o botão direito sobre o "Windows Update" e depois clique em "Propriedades";
- Em seguida, na opção "Tipo de inicialização" marque como "Desativado" e clique em "Aplicar" para concluir a ação.
- Por fim, reinicie o computador para desabilitar a busca por novas atualizações.
Assim, o Windows Update não será iniciado automaticamente entre os serviços essenciais do sistema. Além disso, desativar as atualizações automáticas pode resolver problemas relacionados ao acúmulo de processos no Windows. Gostou dessas dicas? Compartilhe essa matéria com seus amigos!
Fonte: Microsoft Suporte