Como reproduzir legendas em vídeos no Windows Media Player

Por Aline Pereira

O Windows Media Player (WMP) é o reprodutor padrão de músicas e vídeos do Windows. Contudo, ao tentar reproduzir séries ou filmes, alguns usuários se veem obrigados a instalarem programas de terceiros porque não conseguem incluir as respectivas legendas nos vídeos ou fazer com que elas reproduzam automaticamente no Windows Media Player.

Se você enfrenta este problema e possui um computador com Windows 7 ou Windows 8 instalado, fique tranquilo! Te ensinaremos a incluir legendas no Windows Media Player 12, o reprodutor de mídias padrão destes sistemas operacionais.

Passo 1: Primeiramente, certifique-se de que os nomes dos arquivos sejam exatamente os mesmos e estejam localizados na mesma pasta. A única diferença é que o vídeo possui extensão .wmv ou .mp4 ou .avi, enquanto as legendas são textos com a extensão .srt.

Passo 2: Se a extensão do seu vídeo for .wmp ou .mp4 é possível que ao iniciá-lo no Windows Media Player a legenda já seja carregada automaticamente. Caso isto não aconteça ou caso a extensão seja diferente das duas mencionadas acima, abra o Windows Media Player e no menu superior selecione a opção "Reproduzir". Em seguida clique em "Letras, legendas e subtítulos" e deixe a opção "Ligado, se disponível" ativada.

Passo 3: Pronto! Abra o vídeo no Windows Media Player e observe a legenda ser carregada automaticamente em sincronia com o vídeo.

Há situações em que mesmo ativando as letras, legendas e subtítulos, o Windows Media Player não reconhece o recurso e por algum motivo obscuro não carrega as respectivas legendas. Se você já seguiu o passo a passo explicado acima e ainda não conseguiu carregar adequadamente as legendas utilizando o reprodutor padrão do Windows, não se desespere, um segundo recurso ainda pode ser ativado.

Utilizando o DirectVobSub

Passo 1: Baixe o programa DirectVobSub clicando neste link. Descompacte o arquivo e execute o programa como administrador.

Passo 2: Retorne à pasta onde se encontram o vídeo e a legenda e tente reproduzí-lo. Se ainda assim a legenda não for carregada automaticamente, altere a extensão da legenda para .sub, extensão padrão do DirectVobSub. Problema resolvido! Para finalizar, reproduza o vídeo no Windows Media Player e observe a legenda ser carregada.

Se você não possui um computador com Windows 7 ou Windows 8 instalado, seu Windows Media Player terá uma versão mais antiga que a atual versão 12. Neste caso, seguir os passos apresentados não farão com que a legenda dos vídeos seja carregada no Windows Media Player. Porém, existem programas como o VLC e o Media Player Classic que podem ser baixados gratuitamente e suportam legendas de forma nativa, basta que ela esteja localizada na mesma pasta e com o mesmo nome do vídeo.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/05/como-colocar-legenda-no-windows-media-player.html

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.