Como mapear unidade de rede no Windows
Por Thiago Furquim • Editado por Douglas Ciriaco |

Mapear unidade de rede no Windows é uma tarefa útil que facilita o acesso a pastas e arquivos compartilhados em outros computadores ou servidores conectados a uma rede local.
Como mapear uma unidade de rede no Windows
O processo para mapear uma unidade de rede e acessá-la no Explorador de Arquivos do Windows pode variar entre as versões 10 e 11 do sistema operacional. Lembre-se que, para estabelecer uma conexão, é preciso ter as permissões concedidas pelo administrador da rede e o computador a ser acessado deve estar ligado.
Acompanhe as instruções abaixo para as duas versões do Windows.
Windows 10
- Abra o Explorador de Arquivos;
- Selecione a aba "Computador";
- Clique em "Mapear unidade de rede";
- Na lista "Unidade", selecione uma letra para a unidade;
- Em "Pasta", digite o caminho da pasta ou do computador. Você ainda pode selecionar "Procurar" para encontrar o caminho ideal;
- Selecione "Conecte-se em entrar" para se conectar sempre que você estiver no computador;
- Clique em "Concluir".
Windows 11
- Abra o Explorador de Arquivos;
- Clique no botão de três pontos para abrir o menu de opções;
- Escolha "Mapear unidade de rede";
- Na lista "Unidade", selecione uma letra para a unidade;
- Em "Pasta", digite o caminho da pasta ou do computador — você ainda pode selecionar "Procurar" para encontrar o caminho ideal;
- Selecione "Conecte-se em entrar" para se conectar sempre que você estiver no computador;
- Clique em "Concluir".
O que é uma unidade de rede?
Unidade de rede é um recurso que permite a computadores estabelecerem conexão entre si para compartilhamento de arquivos em uma rede. Essa unidade pode ser um diretório ou uma pasta compartilhada e pode ser acessada por outros dispositivos conectados.
Dessa forma, é possível que várias pessoas acessem os mesmos arquivos e pastas sem precisar criar cópias em cada dispositivo ou usar outros métodos menos práticos de compartilhamento (como um pendrive ou via web). Isso facilita o trabalho em organizações, empresas, escolas e até em residências com mais de um computador.
Para criar uma unidade de rede, é necessário ter pelo menos um computador conectado à rede local para ser o servidor de arquivos — nele deve conter uma pasta compartilhada que pode ser acessada por outros dispositivos em rede. Então, outras pessoas podem mapear essa pasta com uma unidade de rede em seus próprios computadores e acessar os arquivos nela armazenados.
Se quiser saber mais sobre os diferentes tipos de rede, aprenda o significado de LAN, WLAN, MAN, WAN e PAN.