Publicidade

Como fazer um programa iniciar junto com o Windows

Por| Editado por Bruno Salutes | 17 de Novembro de 2022 às 10h00

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

Para ter mais produtividade no computador, você pode fazer um programa iniciar junto com o Windows. O método é bastante simples, mas deve ser utilizado com moderação, principalmente se sua máquina ainda utilizar uma unidade de armazenamento HD.

Para entender melhor, adicionar muitos programas na inicialização do sistema pode torná-lo mais lento para ligar e comprometer seu desempenho. Isso acontece pelo acúmulo de softwares, nativos e de terceiros, que disputam os recursos do computador. Devido a isso, é muito comum buscar tutoriais para impedir que programas iniciem com o Windows.

No entanto, se você planeja adicionar programas pontuais e possui uma unidade SSD, não terá grandes problemas ao iniciar o Windows. Acompanhe nossa dica para realizar essa tarefa.

Continua após a publicidade

Como adicionar programas na inicialização do Windows

Antes de começar, verifique os programas que estão habilitados para iniciar com o Windows. Para isso, abra o Gerenciador de Tarefas (pressione CTRL + SHIFT + ESC) e clique em "Mais Detalhes". Clique na aba "Inicializar" e adicione ou remova os programas inicializáveis na lista.

Para adicionar um programa fora da lista, veja o passo a passo a seguir:

Continua após a publicidade
  1. Clique no botão do Windows e digite "Executar";
  2. Pressione ENTER para iniciar o programa;
  3. Digite shell:startup;
  4. Ao abrir a pasta "Inicializar", adicione o atalho do programa que deseja iniciar com o Windows.

Para obter o atalho de qualquer programa, basta clicar com o botão direito do mouse no software desejado e selecionar a opção "Criar Atalho". Então, retorne ao passo a passo acima e adicione-o na pasta "Inicializar".

Caso mude de ideia, basta desabilitá-lo no Gerenciador de Tarefas ou excluí-lo na pasta "Inicializar". Simples, não é mesmo?