Publicidade

Bug de atualização do Windows 10 cria conflito com drivers da Nvidia

Por| 10 de Dezembro de 2018 às 20h10

Link copiado!

Bug de atualização do Windows 10 cria conflito com drivers da Nvidia
Bug de atualização do Windows 10 cria conflito com drivers da Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Depois de diversos problemas, como sumiço de arquivos e tela azul da morte, a Atualização de outubro do Windows 10 finalmente foi lançada em novembro mas, cerca de um mês depois, novos problemas foram descobertos com esta atualização do sistema operacional.

A nova falha aparece para aqueles que possuem placas de vídeo da Nvidia e tentam fazer uma instalação limpa do Windows 10. O que acontece é que, ao tentar atualizar os drivers manualmente pelo site da fabricante, o sistema acusará um erro, dizendo que há um conflito com os drivers do sistema, que não é compatível com o driver que está tentando instalar.

O site TechPowerUp investigou o motivo do conflito e descobriu que o problema acontece porque, ao fazer uma instalação limpa do Windows 10, o sistema baixa e instala automaticamente o drive GeForce 398.36 DCH através do Windows Update. E o problema é exatamente esse DCH no nome do driver, que significa ele é uma versão universal do Windows Driver, que utiliza a plataforma universal do Windows. Isso o impede de ser substituído pela versão não-DCH do driver, que é a disponível no site da Nvidia.

Continua após a publicidade

A solução mais rápida para o problema é fazer o download e instalação do programa GeForce Experience, que fará o download automático da versão mais atual do driver DCH, o que evita qualquer conflito com o sistema. O único problema deste método é que o usuário fica refém do programa, e só conseguirá atualizar o driver da placa de vídeo através dele.

Outra solução é desconectar o computador da internet antes de fazer uma instalação limpa do Windows. Isso impedirá que o Windows Update faça o download automático do driver DCH, e então é só instalar a versão comum do driver através de um pendrive ou um HD externo. Terminada a instalação, é só conectar o computador de novo à internet, pois após a instalação do driver comum o Windows Update não irá substituí-lo pela versão DCH.

Há ainda um terceiro modo de resolver o problema, recomendado apenas para usuários mais avançados, pois requer mexer em registros do sistema, e isso pode causar uma falha geral no computador caso não se saiba exatamente o que está fazendo. A explicação deste método pode ser vista (em inglês) no site da TechPowerUp.

Fonte: TechPowerUp