Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atualização do Windows 10 deixa Windows Defender bugado

Por| 23 de Março de 2020 às 11h59

Link copiado!

Atualização do Windows 10 deixa Windows Defender bugado
Atualização do Windows 10 deixa Windows Defender bugado

Um novo bug se fez notar no Windows 10 ao longo do último final de semana, com potencial preocupante para usuários do sistema operacional da Microsoft: segundo o Windows Latest, vários usuários relataram no Reddit e nos fóruns oficiais da empresa que o Windows Defender está exibindo mensagens de “arquivos não verificados” durante a execução de uma varredura.

O Windows Defender é o sistema de proteção contra ameaças cibernéticas que a Microsoft traz instalado de fábrica desde o Windows 7 (mas oferecido separadamente desde o Windows XP). O atual bug, porém, ainda não tem uma atribuição definida. Em outras palavras: ninguém até agora soube indicar de onde vem ou onde está o problema.

De acordo com os relatos, é durante a execução de uma análise de sistema em busca de ameaças que as mensagens problemáticas aparecem: “Items skipped during scan” (“Itens ignorados durante a varredura”) é o alerta principal, sucedido pela explicação “due to exclusion or network settings” (“devido à exclusão ou configurações de rede”). A ideia das mensagens é implicar a não avaliação de alguns arquivos por causa de supostas mudanças feitas nos ajustes de rede. Desnecessário dizer, diversos usuários afirmam não ter feito qualquer alteração do tipo.

Continua após a publicidade

Há quem especule que o problema seja causado por “alguma” atualização cumulativa recente do Windows 10, dentre as muitas que a Microsoft vem disponibilizando (e que contêm, por elas próprias, diversos erros), já que há um histórico de isso acontecer justamente com o Windows Defender: em setembro de 2019, uma atualização do Windows Defender (esta, ironicamente, criada para corrigir um erro anterior) fez com que o sistema de proteção sequer executasse varreduras mais comuns. Neste caso, o problema afeta varreduras manuais e automáticas, embora a incidência em comandos manuais seja menor, na versão 4.18.2003 do mecanismo de proteção (ou mais recentes).

Existe também a possibilidade de que a mensagem de erro seja, em si, um bug — o que seria o melhor cenário. Neste caso, nenhum arquivo estaria sendo ignorado na varredura e o erro seria justamente a atribuição da mensagem, mas, novamente, até agora ninguém conseguiu atribuir uma razão para o problema.

Continua após a publicidade

Por ora, porém, tudo aponta com mais firmeza para que seja um erro oriundo de atualização do Windows 10: um usuário no fórum oficial da Microsoft nota que as mensagens problemáticas começaram a aparecer após a instalação de arquivos derivados do .NET Framework: “Eu fiz uma reinstalação completa do meu Windows 10 via USB. Esse problema desapareceu, mas voltou depois de executar o Windows Update, que instalou os arquivos KB4551762 e KB4537572 (os quais são atualizações do .NET Framework, creio eu). Então o problema voltou. Seria o KB4551762 a causa?”

Outro usuário, porém, respondeu não ter o arquivo em questão instalado em sua máquina e teve o bug exibido no Windows Defender, então, ainda que seja uma atualização problemática, pode não ser especificamente ela.

Da parte da Microsoft, ainda não houve qualquer comentário, então tudo aqui e nos fóruns estão em caráter especulativo até que a empresa se apresente. Uma óbvia solução para isso é fazer o download e instalar uma solução externa de proteção.

Fonte: Windows Latest