Assistente pessoal Cortana agora fala em português do Brasil no Windows 10

Por Emerson Rezende | 04 de Março de 2016 às 18h47

O que era um privilégio só para quem era dono de aparelhos

Android

ou do

iPhone

agora se estende aos seguidores do

Windows

. É que a assistente pessoal da versão beta da última atualização do Windows 10 Insider Preview condinome 'Redstone' (tecnicamente chamada de build 14279, pra ser mais preciso) está habilitada a falar na língua de Drummond e Jobim. Sim, o nosso bom potuguês brasuca, o famoso PT-BR. A Cortana é do Brasil-sil-sil!

Para quem não está lá muito por dentro do universo tecnológico, Cortana é uma figura (cujo visual foi baseado na rainha egípcia Nefertiti) presente no game

Halo

, também desenvolvido pela Microsoft. Ela é, de fato, um avatar que representa um sistema de inteligência artificial feito para auxiliar soldados liderados por Master Chief (e, dizem por aí, até teria se apaixonado por ele...).

Cortana e John em cena de Halo 4

Para ativar a doce voz de Cortana em seu PC ou notebook com Windows 10 é preciso esta inscrito no programa Windows Insider, voltado principalmente para programadores e desenvolvedores de software em geral que colaboram com a Microsoft na caça aos problemas técnicos que sempre surgem em produtos recém-lançados.

Pois é, não foi desta vez que a versão comercial do Windows 10 recebeu esse recurso tão esperado pelas comunidades geek e gamer. Mas isso não deve demorar, já que ele vem sendo testado pelo menos pelos brasileiros desde janeiro deste ano. Até o momento, o que se comenta é que a função ainda está um tanto 'crua' e cheia de bugs, mas já é uma boa notícia saber que, em breve, a gente poderá 'bater um papo' com o PC da mesma forma que os usuários de Macs já fazem com a assistente SIRI e os donos de aparelhos 'movidos' à Android fazem com o Google Now.

Fonte: https://blogs.windows.com/windowsexperience/2016/03/04/announcing-windows-10-insider-preview-build-14279/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.