Aplicativo permite usar menu de contexto tradicional no Windows 11

Aplicativo permite usar menu de contexto tradicional no Windows 11

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Outubro de 2021 às 16h45
Alveni Lisboa/Canaltech

O Windows 11 trouxe diversas novidades visuais e recursos extras, como o novo menu de contexto, aquele que aparece quando você clica com o botão direito do mouse. Essa foi uma das áreas que mais mudou do Windows 10, com menos opções listadas, maior apelo visual aos ícones e uma aparência modernizada. Se você não encontrar o que deseja, precisa clicar em "Mostrar mais opções" para retornar a algo parecido com o que havia no Windows 10.

Essa mudança pode ser um tanto incomoda para muita gente, em especial para quem usa serviços de aplicativos de terceiros (como o 7Zip ou o Google Drive) não exibidos nas opções do Windows 11 de modo nativo. Para resolver o problema do menu de contexto, uma empresa chamada Sordum desenvolveu uma solução que faz a troca para a organização clássica sem precisar clicar na opção toda vez.

(Imagem: Reprodução/Sordum)

Basta baixar e instalar o programa Windows 11 Classic Context Menu (Windows) para voltar instantaneamente ao padrão anterior. Segundo os criadores, em um local de trabalho onde 10 pessoas trabalham, cada usuário clica para ver mais opções cerca de 100 vezes por dia e esse ato desperdiça cerca de um segundo, o que causa perda de 8,33 horas por mês só com isso.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Restauração via editor de registros

Existe também a opção de voltar ao modelo antigo do menu de contexto pelo Registro do Windows ou com o uso do Prompt de Comando, mas são opções bem mais complicadas para quem é leigo. Vale lembrar que editar o registro é sempre perigoso, pois pode causar danos ao funcionamento do sistema operacional.

Na página da Sordum, a empresa explica o passo a passo de como fazer isso manualmente, algo muito mais trabalhoso do que baixar o app e resolver tudo com um só clique. Você certamente terá menos trabalho e ainda contará com uma interface simples que permite ligar ou desligar o menu de contexto clássico de forma instantânea.

Durante o desenvolvimento do Windows 11, a Microsoft explicou a necessidade de reformular o menu de contexto, considerado ultrapassado e recheado de opções que quase ninguém usava. Na verdade, foi a primeira vez que a empresa realmente focou sua atenção desde o surgimento da novidade, ainda no Windows XP.

Fonte: Sordum    

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.