Modo XP do Windows 7 também deixará de receber suporte da Microsoft

Por Redação | 18 de Março de 2014 às 15h31
photo_camera Microsoft

Até pouco tempo, o Windows XP era o sistema operacional mais usado no mundo, perdendo seu posto apenas para o Windows 7 em agosto de 2012. Apenas agora, quase 13 anos após seu lançamento, ele deixará de receber o suporte da Microsoft oficialmente. Mas isso não conta apenas para o sistema operacional em si.

Alguns podem não saber disso, mas em uma tentativa de fazer seus usuários migrarem rapidamente para o Windows 7, a Microsoft criou o Modo Windows XP, que deixava o usuário utilizar programas originalmente projetados para o antigo sistema de forma integrada. Este modo evitava os problemas de compatibilidade que ocorriam com aqueles que migraram para o Vista. Já no Windows 8, este modo não estava mais disponível, sendo que a Microsoft garantiu que a compatibilidade com softwares mais antigos.

Windows XP

Com o fim do suporte no dia 08 de Abril, mesmo estando no Windows 7, o Modo Windows XP também será afetado e deixará de ter atualizações, ficando mais vulnerável a problemas e possíveis vírus. Isso não significa que você deva parar de usá-lo, já que há meios de se precaver contra ameaças – mas é bom ficar bem atento. A Microsoft recomenda, por exemplo, que só se utilize este sistema quando a internet não estiver ligada, algo raro nos dias de hoje para a maioria dos usuários.

Parece que finalmente o ciclo de vida do que foi o sistema operacional mais usado do mundo realmente está acabando. Resta imaginar quanto tempo o Windows 7, atualmente o mais utilizado, sobreviverá. Principalmente levando em conta a rejeição dos usuários em relação ao Windows 8.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.