Microsoft define nome dos aplicativos universais do Windows 10

Por Redação | 27 de Março de 2015 às 11h47

Nos últimos anos a Microsoft trouxe uma confusão de nomenclaturas para os seus serviços. O Windows RT e a interface Metro são alguns exemplos das tentativas frustradas da empresa, sem falar do polêmico SkyDrive, cujo nome precisou ser alterado para OneDrive após uma longa briga judicial. No entanto, a empresa parece estar tentando simplificar o máximo possível as coisas para o Windows 10.

Durante a WinHEC, evento realizado pela empresa para desenvolvedores, o engenheiro Don Box revelou a nova nomenclatura dos aplicativos universais que funcionarão em PCs, smartphones, tablets e Xbox One. "Às vezes dizemos aplicativos universais, mas nós os chamamos de Windows Apps", explicou Box. "Os Windows Apps são executados em todos os dispositivos. Os Windows Apps rodam em qualquer lugar".

A nomenclatura poderia trazer uma certa confusão envolvendo os aplicativos Windows para desktops existentes, como muitos já se referem como aplicativos Windows, mas certamente a simplificação é bem-vinda em todos os sentidos. Faz sentido adotar um único nome, visto que os aplicativos rodarão em todas as plataformas.

A companhia de Redmond, porém, faz distinção entre os Windows Apps que estarão disponíveis na loja da Microsoft e rodarão em qualquer plataforma com Windows 10 e os "Windows desktops apps" que são os tradicionais programas nas versões anteriores que rodam na área de trabalho do PC.

Ao lançar o Windows 8, a Microsoft utilizou a nomenclatura Metro para se referir ao design aplicado nos aplicativos para o sistema. Ainda que a empresa tenha abandonado este nome, alguns usuários ainda se referem aos tais aplicativos como aplicativos Metro, algo que certamente causa uma grande confusão.

Fonte: Channel 9

Fonte: http://www.theverge.com/2015/3/26/8295177/microsoft-windows-apps-universal-apps

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.