Como fazer um Dual Boot com o Windows 8 e o Windows 7

Por Redação

Muitos usuários ainda estão com receio de mergulhar de cabeça no novo sistema operacional da Microsoft, mas mesmo assim continuam curiosos para saber qual é a sensação de utilizar as tão faladas 'tiles' oferecidas pelo software. Os mais cautelosos não precisam ficar nesse impasse, existe uma maneira de ter o melhor dos dois sistemas operacionais em sua máquina.

Como as mudanças inclusas no Windows 8 foram significativas, é interessante que o usuário faça uma transição gradativa para a nova plataforma. Fazendo um Dual Boot, ele terá como recorrer ao sistema que já utilizava em caso de "crises" com a nova interface.

O Dual Boot permite ao usuário escolher qual sistema operacional deseja utilizar em uma mesma máquina. Confira abaixo o passo a passo de como você pode alternar a inicialização do Windows 8 em um computador que já executa o Windows 7.

1. Faça o backup do seu sistema atual

O risco de perda de dados é geralmente muito baixo nesse tipo de processo, mas não custa se garantir, não é verdade? Certifique-se de guardar uma cópia de todo o disco rígido de sua máquina, além de seus backups de rotina.

Se você não sabe com realizar o backup no Windows 7, não se preocupe, o Canaltech explica detalhadamente para você nesta outra matéria.

2. Crie uma nova partição no disco rígido

É necessário um espaço separado para abrigar o novo sistema operacional e tudo o que vem junto com ele. O Windows 8 precisa de cerca de 20 GB, mas você também vai precisar de espaço para todos os seus programas e arquivos, então certifique-se de ter espaço suficiente para isso em seu HD.

Clique no menu Iniciar, e depois clique com o botão direito em 'Computador'. Em seguida, selecione 'Gerenciar'. Na janela que será aberta encontre a opção 'Gerenciamento de disco' e a selecione.

Criar nova partição no Windows

A parte superior da janela 'Gerenciamento de disco' exibe uma lista de todas as partições existentes no seu disco rígido. Com o botão direito do mouse selecione a entrada do seu disco rígido principal, que na maioria das máquinas é o 'C:'. Depois selecione 'Diminuir volume' até que você tenha a quantidade desejada de espaço livre.

Diminuir volume-criando nova partição

Um novo bloco de armazenamento vai aparecer perto do C:, esse será o novo "cantinho" do Windows 8. Dê um clique com o botão direito nele, selecione a opção "Novo Volume Simples" e um assistente será aberto para guiá-lo pelas etapas finais.

Escolha a letra de drive que preferir para sua partição, depois clique em 'Próximo' e dê um nome para o seu volume (Windows 8 seria ideal para encontrá-lo facilmente depois, não?). Depois dessa etapa, clique em 'Próximo' novamente para seu computador formatar rapidamente o volume como uma partição NTFS (certifique-se de que esta opção esteja selecionada).

NTFS

3. Compre uma cópia do Windows 8

Dependendo das configurações do seu computador, você pode precisar alterar as configurações da BIOS (Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída) para que ele faça o boot a partir do drive que contém os arquivos de instalação do Windows 8.

Para fazer isso, reinicie o computador e, enquanto ele estiver reiniciando, clique na tecla de atalho para acessar essas informações. Provavelmente a tecla será Del, F2 ou F12. Cada tipo de BIOS tem uma tecla diferente para acessá-la. A informação de como fazer isto é mostrada quando o computador inicia, geralmente as informações estão em inglês e aparecem rapidamente.

Ao entrar no menu (tela azul) mude as configurações para que a primeira escolha para a inicialização seja o DVD ou o drive USB, dependendo de onde você armazenou seus arquivos de instalação do Windows 8. Então vá em frente e deixe o computador continuar sua inicialização.

Menu de inicialização Windows

Primeiro você terá que aceitar a licença de instalação do software, e a tela seguinte irá perguntar que tipo de instalação deseja. Escolha a opção 'Personalizada'. Em seguida, selecione a partição do disco rígido recém-criada, e que você, provavelmente, nomeou como "Windows 8" para facilitar a sua localização. O instalador vai levar cerca de 20 minutos para completar a tarefa.

4. Aproveite o Windows 8

Prontinho! Agora, sempre que inicializar o computador, vai ver uma tela perguntando qual sistema operacional deseja usar. Caso você demore mais do que 30 segundos para selecionar alguma das duas opções, o Windows 8 será escolhido automaticamente.

Tela inicial Windows 8