Como utilizar o backup do Windows 7

Por Ultradownloads

Quando pensamos em cópia de segurança, normalmente nos vem à cabeça programas especializados no assunto, como Comodo Time Machine, Acronis Disk Image e Norton Ghost devido à pouca eficiência do backup oferecido pelo utilitário do Windows. Porém, quando pensamos em praticidade, ele passa a ser uma ótima opção devido à sua integração com o Windows, e hoje o Canaltech explica como utilizá-lo para guardar seus arquivos com segurança. Confira!

Clique em Menu Iniciar, Painel de Controle para ter acesso a todas as opções de configurações do Windows. Depois de aberto, clique em "Fazer backup do computador" no menu Sistema e Segurança como mostrado na imagem abaixo.

Painel de Controle do Windows

Na janela de configuração de backups do Windows irá aparecer uma mensagem: "O Backup do Windows não foi configurado" por padrão, indicando que esta é a primeira vez que essa opção é acessada. Clique em "Configurar backup" ao lado da mensagem para iniciar o processo, lembrando que é necessário ter privilégios de administrador para realizar essa opção.

Janela de backup do Windows

Aparecerá, então, uma janela mostrando que os componentes necessários estão sendo carregados, o que pode demorar até alguns minutos.

Iniciando backup do Windows

A tela seguinte pede que seja inserido um dispositivo externo para realizar o backup, o que pode ser desde um pendrive até um disco rígido externo. O Windows exige essa opção pois caso a partição utilizada dê problema os dados continuarão seguros em outro lugar. Em nosso exemplo utilizamos um pendrive Kingston de 4 GB devido ao pequeno tamanho dos arquivos, mas a necessidade varia de usuário para usuário.

Escolha de um dispositivo externo

A próxima tela pede que você selecione as pastas que deseja salvar uma cópia de segurança, o que deixa o Windows configurar um perfil pré-determinado descrito na primeira opção. Selecionamos a segunda para escolhermos os arquivos que desejamos salvar.

Seleção de arquivos para salvar uma cópia de segurança

Agora selecione as pastas desejadas incluindo todos os documentos contidos nelas.

Seleção de pastas

A próxima opção pede que sejam selecionados todos os usuários que serão inclusos no backup e frequência que ele será realizado na opção "Alterar agendamento", onde por padrão é configurado com uma frequência semanal.

Quais usuários e agendamento

Agora é só aguardar o processo terminar e pronto! Nessa mesma tela a opção "Restaurar meus arquivos" passará a ficar disponível para quando você precisar recuperar algum arquivo.

Processo de backup e restauração

Conseguiu configurar o backup corretamente? Conte para nós!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.