10 formas de liberar espaço no seu PC Windows

Por Andressa Neves

Talvez você utilize seu computador há alguns anos e por isso tenha acumulado arquivos desnecessários ao longo desse tempo. Apesar de as máquinas atuais contarem com bom espaço em HD, há maneiras de remover documentos e aplicativos sem importância que não estão sendo utilizados no seu PC com Windows.

Que tal descobrir algumas formas de liberar espaço no disco rígido do seu PC com Windows e melhorar seu desempenho?

1. Remova arquivos desnecessários 

O CleanMyPC é uma ferramenta útil que ajuda você a liberar espaço no disco rígido e acelerar o seu PC com Windows. Com interface simples, a plataforma permite que o computador se mantenha limpo automaticamente, removendo programas e arquivos que não são utilizados.

Reprodução iPhoneHacks

2. Desinstale aplicativos indesejados

Outra opção para liberar espaço no disco rígido é desinstalar aplicativos que você não usa. Para isso, utilize a ferramenta "Adicionar/Remover" programas do próprio Windows, ou aproveite serviços de terceiros, como Geek Uninstaller, IOBit Uninstaller e Revo Uninstaller, que acabam sendo mais eficientes.

Reprodução GeekUninstaller

3. Faça uma limpeza de disco

Você sabia que o Windows tem uma ferramenta própria capaz de excluir arquivos temporários e outros dados sem importância? Para isso, acesse "Computador" e clique na opção "Propriedades". Na nova aba, selecione "Limpeza de disco" e, depois da pesquisa, escolha os tipos de arquivos que você deseja excluir.

4. Analise o espaço do disco rígido do seu computador

Como você já sabe, desinstalar programas para liberar espaço em disco é uma boa pedida. No entanto, como saber quais são os que mais ocupam espaço de armazenamento?

Para descobrir exatamente os arquivos que estão pesando no seu HD, o WinDirStat é uma das melhores opções disponíveis. Com a ferramenta, você tem acesso às pastas e arquivos que ocupam mais espaço na máquina. Vale lembrar, porém, que o programa não desinstala os arquivos, apenas mostra quais são os mais pesados.

6. Encontre imagens duplicadas

Se você é do tipo que armazena fotos no PC, provavelmente tem um monte delas duplicadas. Para encontrar essas duplicações, há uma ferramenta gratuita, bastante utilizada, chamada VisiPics. Usando o programa, é possível descobrir quais são os arquivos de imagens duplicados para que você delete e libere espaço no seu HD.

Reprodução IphoneHacks

7. Mantenha seus arquivos no OneDrive, Google Drive ou Dropbox

Uma das formas mais simples de liberar espaço no seu computador é mantendo seus documentos, vídeos e imagens na nuvem. O OneDrive, Google Drive e Dropbox são excelentes opções que permitem que você sincronize os arquivos do seu PC, podendo acessá-los pelo próprio computador, tablet ou smartphone.

8. Desative a hibernação

Apesar de ser bastante útil, o recurso de hibernação do Windows pode ocupar mais espaço do que você imagina. Como a ferramenta salva o estado atual do sistema no disco rígido, permitindo que você tenha acesso a todos os programas e documentos abertos durante o uso, a hibernação usa gigabytes de espaço em seu HD.

Para desativar o recurso, acesse o Menu Iniciar do computador e digite cmd.exe na barra de pesquisa. Clique na opção "cmd" com o botão direito e selecione a opção "Executar como administrador". Na janela aberta, digite o comando "powercfg.exe -h off". Caso você queira reativar a hibernação, basta seguir os mesmos passos e digitar o comando "powercfg.exe -h on".

9. Limpe arquivos de atualizações

Toda vez que você atualiza o Windows para uma nova versão, uma cópia da versão anterior do sistema operacional continua salva e disponível para você usá-la quando precisar. É verdade que essa cópia não fica disponível para sempre, mas é possível deletar os arquivos armazenados manualmente para liberar mais espaço no seu computador.

Para isso, pressione as teclas Windows+R no teclado, digite "cleanmgr" e depois em "OK". Caso o Windows peça, selecione a opção "Unidade C" e clique no botão "Limpar arquivos do sistema". Feito isso, escolha as opções "Instalações anteriores do Windows" e "Arquivos de instalação temporários do Windows".

10. Tenha um dispositivo de armazenamento externo

Caso nenhuma das opções citadas tenham liberado espaço suficiente no seu computador, talvez seja hora de você investir em dispositivos de armazenamento externo, como pendrives, cartões SD ou um HD externo, que atualmente já não são tão caros como há alguns anos.

E você, como tem feito para liberar espaço no seu computador? Tem outras dicas para compartilhar? Conte para a gente nos comentários!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.