Os 6 melhores aplicativos de saúde e fitness para Windows Phone

Por Anderson Nascimento

Os aplicativos ganharam diferentes funções com o passar dos anos. Agora, o mercado já possui uma variedade enorme de apps focados no condicionamento físico, no acompanhamento nutricional e em informações sobre a saúde. Essas aplicações têm ajudado muitas pessoas e as motivado a se exercitarem mais e se alimentarem melhor.

Por esse motivo, cada vez mais desenvolvedores miram nesse segmento e o ecossistema do Windows Phone é um dos bem servidos pelos apps desse tipo. Nesta semana, nós separamos os 6 melhores aplicativos de saúde e fitness para lhe ajudar a melhorar sua qualidade de vida. Confira:

1. miCoach Train & Run

O miCoach Train & Run é um aplicativo desenvolvido pela Adidas que utiliza o GPS do dispositivo para coletar informações e mostrar o seu verdadeiro desempenho físico. O aplicativo possui uma ótima precisão e é integrado ao HERE Maps para calcular detalhadamente o percurso em uma corrida ou caminhada.

O app tem inúmeras vantagens e recursos, como o acompanhamento de treinos, a análise de dados em uma corrida, verificação de desempenho com gráficos animados, informações diárias sobre o feedback do seu desempenho nos últimos treinos e muitos outros.

Além de tudo isso, o miCoach Train & Run possui suporte Bluetooth inteligente de baixo consumo de energia para a sincronização com o miCoach Heart Rate Monitor e SPEED_CELL, que funciona como um monitor de batimentos cardíacos e pedômetro (contador de passos). Para quem gosta de ouvir música enquanto treina, a integração com a biblioteca musical de seu smartphone permite que você acesse as músicas sem sair do app.

Faça o download agora

2. #7 WorkOut

Destinado a quem quer fazer exercícios rápidos, o #7 WorkOut é um aplicativo que possui vários exercícios em uma interface bastante amigável e fácil de usar. Com ele, o usuário pode ver os exercícios em detalhes e pode praticá-los sempre que quiser. Funciona exatamente como um personal trainer.

Ao tocar no botão para começar, você pode visualizar os exercícios mostrados acima. Quando estiver pronto, toque para começar o treino, cujos exercícios duram 30 segundos e têm intervalo de 10 segundos entre eles. No entanto, é possível alterar este tempo no menu "Configurações".

Cada exercício possui uma animação para ajudá-lo na execução. Assim você não corre o risco de praticar os exercícios de maneira errada ou em uma posição incorreta. Existe também uma voz feminina que motiva você a se esforçar em seu treino. Porém, se você não quiser ninguém falando enquanto você treina, é possível desabilitá-la sem problemas.

Faça o download agora

3. Runtastic Push-Ups

O irmão do famoso aplicativo Runtastic foca na realização de flexões de braço, uma atividade muito interessante para quem quer ganhar massa corporal magra. O Runtastic Puch-Ups desenvolve uma série desse exercício para você, contabilizando cada exercício e organizando os dados para que você consulte posteriormente.

A desvantagem do aplicativo é que na versão gratuita (ele também possui uma versão paga) você já precisa saber fazer corretamente as flexões, mas nada que um amigo que treina diariamente e saiba fazer esse exercício de maneira correta não possa te ensinar. Caso você tenha dúvidas, é importante consultar um profissional para que você não realize o exercício em uma postura inadequada que acarrete problemas a sua saúde.

Para começar o treinamento, basta tocar na opção "Start Training" para que o app comece a fazer a contagem das flexões. É necessário posicionar o dispositivo na altura de seu rosto para que quando você se abaixar possa encostar o nariz no aparelho a fim de ser contabilizado o número de exercícios. A série inclui pausas que duram um minuto para que o usuário possa descansar.

Faça o download agora

4. Fitbit

O Fitbit é um aplicativo desenvolvido para que você possa registrar toda a sua alimentação diária, bem como os exercícios praticados durante o dia. Se você procura um aplicativo para controlar a sua alimentação e contrabalancear o consumo de calorias com atividades físicas, esse pode ser o aplicativo ideal.

Graças ao pedômetro, o app mostra quanto você andou durante o dia e até quantos degraus você subiu ou desceu. Ele também permite que você insira informações como peso, idade, altura e a frequência de exercícios que pratica para indicar quantas calorias você deve consumir durante o dia.

Para facilitar a vida, ele ainda tem um banco de dados com vários tipos de alimentos, bem como a informação calórica de cada um deles, para ajudar na contagem de calorias consumidas diariamente.

Faça o download agora

5. Sports Tracker

O Sports Tracker é um aplicativo para esportistas com várias ferramentas de interação. Com ele, é possível monitorar a sua performance em até 18 esportes diferentes e ainda compartilhar treinos, métricas e fotos com seus amigos que também utilizam o app.

No banco de dados do app, é possível conferir diferentes atividades cadastradas incluindo corrida, ciclismo e golfe, por exemplo. Por meio do GPS e da Internet, o Sports Tracker contabiliza os dados e gera gráficos para que você acompanhe como estão as suas atividades e a sua performance.

Além de tudo isso, é possível detectar seus pontos fortes e fracos para saber onde você precisa melhorar e em qual área o seu desempenho está elogiável. No site do desenvolvedor é possível se aprofundar mais em suas métricas ao adquirir um monitor cardíaco.

Faça o download agora

6. MSN Saúde e Bem-estar

Nativo na maioria dos dispositivos com Windows Phone 8.1, o MSN Saúde e Bem-estar é um aplicativo que reúne várias funções dentre as abordadas nos aplicativos acima. Ainda que não seja muito detalhista quanto as informações sobre a prática de atividades físicas, é possível controlar a sua alimentação, estipular metas de consumo de calorias, fazer controle aeróbico, visualizar quantos passos você deu durante o dia e contar com recursos de métricas em gráficos para acompanhar o seu desenvolvimento.

O diferencial do aplicativo da Microsoft é que ele possui vários artigos sobre treinamento físico e se torna praticamente uma revista sobre saúde e fitness. Além disso, você pode pesquisar sobre comidas e utilizar o "Verificador de Sintomas" e a "Busca médica" para tentar diagnosticar possíveis doenças. Obviamente, esses dois recursos são bem superficiais, sendo sempre recomendável a consulta a um médico.

Faça o download agora