Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Exoesqueleto mecânico ajuda trabalhadores a carregar peso com segurança

Por| 09 de Outubro de 2018 às 16h57

Link copiado!

Exoesqueleto mecânico ajuda trabalhadores a carregar peso com segurança
Exoesqueleto mecânico ajuda trabalhadores a carregar peso com segurança

O Muscular Aiding Tech Exoskeleton, ou apenas MATE, é um exoesqueleto totalmente mecânico projetado pela Comau e que tem como objetivo dar uma ajudinha na hora de levantar peso, além de garantir que a postura de quem o veste esteja completamente correta, diminuindo o impacto nas articulações e, consequentemente, protegendo o corpo de lesões.

O MATE atua com uma estrutura passiva projetada de forma inteligente, apenas com molas, sem a necessidade de uma fonte de energia como baterias ou motores. Essa característica não apenas torna o MATE mais economicamente viável para a produção como também garante que a manutenção seja mais prática e barata para o usuário final.

O MATE vem em dois tamanhos, um pequeno/médio e um extra-grande, além de possuir cinco diferentes partes que podem ser ajustadas para melhor encaixar no corpo, tornando seu uso mais confortável e adaptável. Essa é uma outra característica do projeto que o torna viável para o mercado: imagine que diversos trabalhadores de uma fábrica, por exemplo, possam utilizar o mesmo exoesqueleto em diferentes turnos, diminuindo a necessidade de uma empresa em adquirir um MATE para cada um de seus funcionários.

Continua após a publicidade

O uso do MATE ajuda a melhorar a produtividade por diminuir a carga de trabalho e, consequentemente, o cansaço do trabalhador. Com a diminuição das chances de o esforço provocar lesões, uma vez que o exoesqueleto mantém o corpo na postura correta para levantar o peso, os funcionários ficam mais protegidos e seguros.

Veja, no vídeo abaixo, como o MATE se ajusta ao corpo e atua na melhoria da produtividade:

Continua após a publicidade

Fonte: Yanko Design