Bosch cria óculos inteligentes que projetam imagens a laser direto no seu olho

Por Rafael Rodrigues da Silva | 06 de Fevereiro de 2020 às 16h30

Desde que a Google lançou o Google Glass, uma das barreiras tecnológicas que diversas empresas têm se esforçado para conquistar é a da criação de óculos de realidade aumentada que possam ser realmente úteis e fáceis de usar. Além disso, que sirvam para dar estilo: tem que ter um design bonito e confortável.

A novidade da vez vem pelas mãos da Bosch, que resolveu investir no seu próprio óculos do tipo, mas usando uma tecnologia totalmente diferente: ao invés de projetar as imagens nas lentes dos óculos (fazendo com que ele funcione como uma tela), a empresa criou um dispositivo que projeta imagens direto no olho do usuário.

Batizado de Light Drive, os óculos inteligentes da Bosch utilizam lasers ajustáveis que projetam imagens, vídeos, texto e notificações recebidas diretamente na retina do usuário. E, o que talvez seja o mais importante: consegue fazer isso parecendo com um par de óculos comum, e não com algo inspirado no filme De Volta Para o Futuro 2.

O aparelho esteve disponível para testes durante a CES deste ano e, de acordo com os relatos daqueles que puderam testá-lo, é possível aumentar e diminuir o tamanho dos textos e das imagens que são transmitidas de maneira bem simples e rápida, já que, ao contrário do que acontecia com outros dispositivos do tipo, não há a necessidade de se mudar o foco do olhar ao fazer esse tipo de mudança.

Outra vantagem deste método é que, por conta da imagem ser projetada diretamente na retina humana, não há o perigo de você parecer uma pessoa maluca para quem está te vendo de fora, com um olho que não sabe se foca na informação que está na tela ou em quem está na sua frente. As imagens projetadas estarão sempre na mesma posição em relação ao campo de visão independente de onde você focar sua visão. Ninguém vai "derrubar" que você está usando um dispositivo high-tech desses.

Apesar do Light Drive já estar disponível para testes, ainda não há nenhuma previsão de quando ele deverá chegar às lojas. Então, está ainda em fase de conceito.

Fonte: Futurism

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.