Publicidade

Pé de Chinesa toma conta da web em novela viral absurda da Globo

Por  |  • 

Compartilhe:
Rede Globo
Rede Globo

Ao passear pelas redes sociais na terça-feira (27), você provavelmente deve ter notado bastante gente coçando a cabeça para entender por que uma novela de grande porte intitulada Pé de Chinesa, assinada por Glória Perez, parecia tão absurda em uma produção bem baixa-renda. A trama, ambientada na China, anunciava o amor de dois jovens claramente nada orientais vividos pelos ex-BBBs Davi Brito e Jade Picon, com o anúncio do elenco Giovanna Antonelli, Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine, Viih Tube em um certo tom de fofoca.

O burburinho digital começou quando um perfil anônimo do X/Twitter começou a distribuir detalhes de um enredo brisado com um elenco estelar do repertório global. A abertura, com a Lig-Lig-Lig-Lé de Adriana Calcanhotto interpretada por Ney Matogrosso, ícones tradicionais e modernos chineses em estilo animado dão um tom cartunesco para a coisa toda.

Essa energia debochada aumentava a cada compartilhamento do público, que buscava mais detalhes de uma produção tão esquisita quanto aleatória. Pé de Chinesa, então começava a ganhar sinopses oficiais com Xu Lee (Jade Picon) interpretando a filha perdida de um chinês com a brasileira Barbara Lee (Giovanna Antonelli).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A incredulidade aumentou quando o enredo também acrescentou que Xu Lee teria sido criada por uma avó porradeira artista marcial dona de uma famosa escola de kung fu interpretada por Fernanda Montenegro. Para completar esse degradê moral, Keen Xong, interpretado por Davi Brito, aparece como um vilãozinho tocando o terror ao incendiar e matar a idosa lutadora, deixando a personagem de Jade Picon sem mais ninguém por perto.

Com uma vingança na mala, Xu parte para São Paulo para encontrar sua mãe e o tosco assassino de sua mãe. O mote de Pé de Chinesa, próxima grande atração que substituirá Renascer no horário nobre das 21h, foi, então, desmascarado pela própria Glória Perez, que confirmou se tratar de uma novela falsa.

É a Rede Globo testando seu alcance e outras formas de publicidade de mídia de conteúdo em uma fanfic para viralizar brincando com o público.

Por que “Pé de Chinesa”?

A China tem em uma das suas tradições culturais antigas o duvidoso e doloroso hábito de quebrar os pés de meninas. Essa polêmica prática foi o combustível para que a trama absurda servisse de fagulha nas mãos de internautas doidos para tocar fogo em discussões sobre caracterização e história “politicamente incorretas”.

A própria Glória Perez veio a público rir da brincadeira, dizendo que se sentiu honrada ser mencionada. “É bom demais constatar que estimulo a imaginação das pessoas”, disse ao Metrópoles, enquanto desmentia a existência da novela no X/Twitter.