Publicidade

Mãe flagra garoto de 6 anos usando Alexa para “burlar” lição de casa

Por| 28 de Dezembro de 2018 às 22h50

Link copiado!

The Verge
The Verge

Um dos sistemas mais simples de serem usados são os controlados por voz. Isso porque a fala é um dos mais primitivos meios de comunicação do ser humano. E é exatamente esta facilidade que permitiu a um garotinho de apenas seis anos de idade usar a inteligência artificial da Amazon, a Alexa, para burlar o dever de casa.

A mãe, de Nova Jersey, nos Estados Unidos, flagrou o garoto em um vídeo que se tornou viral. Ele está na sala, fazendo o dever de matemática, quando usa a Alexa para resolver os problemas em seu lugar. Em um momento, o menino, chamado Jariel, pergunta à inteligência artificial: “Quanto é 5 menos 3”. Eis que o sistema responde um sonoro 2 — interrompido pela mãe do garoto.

A mãe disse em publicação no Facebook que teve o ímpeto de bater no garoto por conta da “travessura”. Contudo, usuários elogiaram a atitude da criança ao utilizar a tecnologia em seu favor. Alguns chamaram o menino de gênio e "Einstein" pela peripécia. Contudo, a mãe temia que o garoto não aprendesse a fazer as contas sozinho e precisasse sempre do aparelho para os cálculos.

Continua após a publicidade

Estudos recentes começam a questionar a necessidade de ensino de práticas como a de resolver cálculos como este sob o pretexto de que há, cada vez mais, mecanismos que entregam a resposta de forma muito mais precisa e rápida do que um ser humano. Até lá, contudo, o jovem Jariel vai ficar longe da Alexa, ao menos quando estiver fazendo suas lições de matemática.

Fonte: El País