5 Motivos 167 / 170 vídeos

5 motivos para NÃO comprar o Zenfone 4

04:47 | 13 de Novembro de 2017

Um dos modelos mais aguardados do ano, o sucessor do padrão "Zenfone" trazido para a Asus na sua linha deste ano; falamos do Zenfone 4, aparelho voltado para o segmento intermediário-premium. Confira agora [5 motivos] [sim] Asus Zenfone 4

POTÊNCIA

A Asus colocou muita capacidade dentro do Zenfone 4, afinal temos o Chipset Snapdragon 660 (4x2.2 GHz & 4x1.8 GHz), com GPU Adreno 512, além de 6 GB de RAM. Isso mostra o quanto a Qualcomm avançou em seus chips nos últimos anos, atingindo na linha 600 (onde balanceia-se economia de energia e desempenho) praticamente o mesmo desempenho mostrado em sua linha 800 (especificamente o chip 820).

Em nossos testes notamos até mesmo uma velocidade impressionante ao ligar o aparelho, diminuindo bastante o tempo de inicialização do Zenfone 4 em relação a outros aparelhos da linha Zenfone. Não tivemos nenhum problema de performance em nenhum APP ou game testado, e aprovamos a afirmação da Asus de que este aparelho é para quem busca performance elevada num smartphone.

CÂMERA PRIMÁRIA

Não se confunda: a câmera secundária de 8 MP (f/2.2, 12mm) com 120 graus de amplitude está no nosso outro vídeo, 5 motivos para NÃO COMPRAR o Zenfone 4. Neste vídeo aqui, 5 motivos para COMPRAR o Zenfone 4, falaremos da câmera primária de 12 MP (f/1.8, 25mm, PDAF, OIS).

Este é uma boa câmera. Ela consegue com o pé nas costas lidar com menos luz, um momento crítico para fotos, graças à sua abertura de 1.8; a junção de sensor e pós-processamento no

Zenfone 4 é boa, e os resultados com pouca luz são muito nítidos e com limpeza de ruídos excelente.

Existe ainda a possibilidade de usar no modo avançado a câmera, permitindo (por exemplo) capturas de longa exposição e diversos outros ajustes manuais que podem interessar os mais versados em fotografia.

ARMAZENAMENTO INTERNO

Ainda não temos o padrão ideal no mercado brasileiro quanto ao armazenamento interno dos aparelhos disponíveis por aqui, e dado o gosto do nosso povo pelo WhatsApp fica bem fácil entupir de vários GB qualquer smartphone (culpa daquele seu grupo da família que manda vídeos de bom dia para todos os parentes).

O Zenfone 4 que recebemos para testes conta com 64GB de armazenamento interno, e consideramos isso o valor ideal de GB para a grande maioria das pessoas, permitindo que você faça uma viagem sem preocupação com espaço para fotos e vídeos (e sem ter que remover APPs e games que usa).

SOM DE QUALIDADE

Aqui temos uma boa melhoria no Zenfone 4 se comparado aos outros modelos de Zenfone trazidos até agora pela própria Asus, caminhando junto com o mercado rumo ao uso das duas saídas de áudio do Smartphone para a reprodução de todos os sons do aparelho fora das ligações, permitindo que você tenha som estéreo frontal e inferior no Zenfone 4. Isso não traz uma experiência matadora de multimídia, porém eleva bastante o que temos de som integrado num smartphone (principalmente em termos de Asus).

O bônus fica com o clássico da empresa: som em alta fidelidade ao utilizar fones de ouvido compatíveis com áudio em HQ.

TELA DE RESPEITO

Em 5.5” de tela LCD IPS temos boas, muito boas cores que atingiram resultados excelentes em nosso review completo aqui no Canaltech. Claro que dada a natureza desse display temos limitações nos tons escuros, ainda um passo atrás das telas que utilizam a tecnologia AMOLED.

Novamente, para uma tela IPS LCD temos um resultado acima da média, incluindo os ótimos ângulos de visão que permitem aproveitar as imagens sem distorções, mesmo com inclinação considerável do aparelho em relação ao usuário.