5 Motivos 184 / 184 vídeos

5 motivos para NÃO comprar o Sony Xperia XA 1 Plus

03:48 | Por André Fogaça | 14 de Fevereiro de 2018

O Xperia XA1 Plus é um dos bons intermediários da Sony para 2017. É bastante robusto e vem com câmera bem bacana, mas escorrega em alguns pontos também. É sobre eles que te conto agora, nos cinco motivos para você não levar o modelo da Sony para casa. Vem comigo.

Corpo bonito, mas já antigo

O design dos Xperias é bem robusto e bonito, mas já está em uso faz tempo. Ao ponto de que se você viu algum Xperia nos últimos dois ou três anos, já manja onde está cada recurso externo e como ele é por fora, até nos detalhes. A Sony prometeu mudanças em 2018 e é isso que ela precisa. Manter a cara mais formal dos aparelhos, mas mudando drasticamente como ele se apresenta.

Ainda com o Android 7

A Sony foi uma das primeiras empresas a adotar o Oreo em sua versão beta, para seus usuários. Isso deixa claro que a marca nipônica já brinca com o Android 8 desde seu lançamento, em março de 2017. Pois bem, temos quatro meses de vida do Oreo no momento da publicação deste vídeo e...o XA1 Plus ainda está com o Nougat.

As mudanças de uma versão para a outra são pequenas, mas fica a sensação de que você está defasado com o que o Google já oferece.

Câmera tem dificuldades com o foco

A câmera principal deste modelo é bastante competente, mas sofre em dois pontos. O primeiro é o foco em fotos noturnas. Em muitas imagens que fiz para a análise dele, o XA1 Plus demorou para conseguir entender o ambiente noturno e, no final, quando registrou a imagem, o foco estava errado. Isso aconteceu diversas vezes e pode garantir um problema quando você vai em um show ou em local mais escuro. O segundo é o HDR, que pouco muda na cena e está muito escondido dentro das configurações da câmera.

Preço alto pelo hardware

A Sony começou a diminuir seu principal recurso: cobrar caro. Os recentes topo de linha chegaram em valores condizentes com a concorrência, mas isso ainda não aconteceu com a linha XA1. Hoje, procurando por aparelhos de preço próximo, você tem o potente G6 da LG, que é um topo de linha de 2017 e entrega recursos superiores a qualquer coisa que você pode comparar com o XA1 Plus.

Indo pros intermediários mesmo, há exemplos do Moto Z2 Play, que é mais barato e entrega mais recursos. Há também o Galaxy A7 de 2017, que é tão bonito quanto e também custa bem menos.

Sistema com bloatwares

É verdade que a Sony limpou muito do sistema e ele está bastante agradável, só que ainda existem alguns aplicativos que podem não fazer sentido para alguns usuários. A lista inclui o AVG, que pouco protege contra vírus em smartphones, indo para o PlayStation, que só faz sentido para quem tem algum PlayStation em casa ou uma conta na PSN, indo até um atalho para o blog da Sony e o What’s New, que é uma cópia inferior da barra lateral do Google Now.

Coisas que, ok, podem ser interessantes, mas não para a maioria dos usuários.

E ai, o que vocês acham? Concordam com estes quesitos? Pensam em outros? É só colocar aqui na parte de comentários.

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.