5 Motivos 174 / 206 vídeos

5 motivos para NÃO comprar o Nokia 8

03:52 | Por Redação | 27 de Dezembro de 2017
Tudo sobre

Nokia

Gostamos do Nokia 8, porém nada é perfeito e precisamos pontuar as partes menos empolgantes do topo de linha que marca essa nova fase da Nokia. Você confere agora os 5 motivos para não comprar o Nokia 8. 

BATERIA “OK”

Temos 3090 mAh dentro do Nokia 8. Sabemos que o valor é bom, porém poderia ser melhor. Considerem que existem telefones com o tamanho do Nokia 8 no mercado com 4.000 e 5.000 mAh nos seus interiores, e some isso com o Nokia 8 ter um processador de alta potência que pede energia quando trabalhando no máximo. Gravar vídeos em alta qualidade também esgota qualquer bateria, e queríamos mais energia dentro do Nokia 8 para chamá-lo de "poderoso" em todos os sentidos.

TELA COMUM

AMOLED, OLED e afins estão pelo mercado, e até a Apple adotou uma solução assim em seu iPhone X depois de tantos anos de resistência. O problema é que o Nokia 8vem na contramão e traz uma tela CD IPS de 5.3", rodando na resolução de 1440 x 2560 pixels (com proteção Gorilla Glass 5).

Não entenda mal, podemos até pontuar a leitura sob forte luz nesse painel que é boa qualidade, mas no uso geral poder ver cenas de mais brilho tornando evidente que o painel sofre de algumas anomalias cromáticas, como tons brancos parecem ligeiramente mais fracos que as demais cores, além do esperado tom de "cinza" que simula a cor preta em painéis LCD.

Comparações com AMOLED são impossíveis no Nokia 8.

IP54 É POUCO

Se é topo de linha precisa ser à prova d'água para ter respeito, e podemos dizer isso sobre os aparelhos mais poderosos da Samsung, Apple e alguns outros respeitáveis modelos de outras fabricantes. Num mercado onde temos opções de alta qualidade e que carregam total imunidade a uma queda na sua privada, fica difícil ignorar que o Nokia 8 não traz IP67/IP68, e fica apenas na resistência aos respingos d'água.

A Motorola ficou para trás com seu fraco e incompleto nanorrevestimento, e o Nokia 8 fica enquadrado da mesma forma. Se não for de fato à prova d'água, não é topo de linha.

SOM SEM QUALIDADE NOKIA

Após tantas gerações de descaso com o som integrado em seus aparelhos, as grandes fabricantes têm mostrado um cuidado mínimo de utilizar os alto falantes para ligações telefônicas na frente dos aparelhos como saída auxiliar de áudio, tornando a experiência de som integrado algo mais interessante e agradável (afinal, não vivemos 24h com fones de ouvido).

Pena que a Nokia ignorou tudo isso e trouxe uma péssima e abafável saída de som única no Nokia 8, na parte de baixo do aparelho.

DISPONIBILIDADE NO BRASIL

Ele não está à venda de forma OFICIAL no Brasil, porém você encontra o Nokia 8 à venda em Marketplaces (ou seja, lojas que sob o nome de grandes marcas revendem produtos como terceiros, assim como o Mercado Livre faz, sem a representação oficial da marca Nokia no país).

A questão fica pelos preços de aprox. R$ 2.800,00 pelo Nokia 8 cobrados pelos vendedores, com apenas garantia básica (novamente, a marca não está oficialmente no Brasil). Mais do que isso: pagamos US$ 523,00 no exterior, então vale pensar duas vezes nesse preço "brasileirinho".

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.