Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um pneu ecológico?

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Agosto de 2022 às 08h00

Link copiado!

Ivo Meneghel JR/ Canaltech
Ivo Meneghel JR/ Canaltech

Os carros eletrificados (elétricos 100% puros ou híbridos) começaram a ganhar espaço carregando principalmente a bandeira de serem ecologicamente corretos, ou seja, maltratarem menos o meio-ambiente do que os tradicionais, a combustão. O pneu ecológico segue a mesma lógica, e também quer se popularizar.

Agora, você sabe o que é um pneu ecológico? Na prática, como o próprio nome diz, ele é um composto que utiliza em sua fabricação materiais de origens menos nocivas ao ambiente do que os pneus mais comumente utilizados nos carros, motos, ônibus e caminhões do País.

Para iniciar o assunto, temos que lembrar de como é fabricado um pneu. Em sua composição, há uma mistura de aproximadamente 24% de borracha sintética, 19% de borracha natural e a utilização de cerca de 260 ml de óleo. Essa mistura, claro, acaba causando um grande impacto no meio-ambiente.

Continua após a publicidade

Um pneu ecológico, também chamado de pneu verde (mas não por causa da cor), por sua vez, apesar de também ser produzido com derivados do petróleo, usa em sua composição incrementos de sílica, derivado da areia. Esta simples troca no composto já faz com que ele justifique o nome e se torne bem menos nocivo à natureza.

Vantagens do pneu ecológico

Agora que você já sabe o que é um pneu ecológico, também listaremos alguns dos principais benefícios de rodar por aí com o pneu verde calçando as rodas do seu carro. E eles não são poucos, viu?

Continua após a publicidade

Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina, conversou mais uma vez com a reportagem do Canaltech e elencou as principais vantagens que o pneu ecológico oferece ao consumidor.

  • Economia: Como é mais leve e tem menos resistência à rolagem, o pneu ecológico ajuda o carro a economizar combustível. Esta é uma excelente notícia, principalmente para quem depende do veículo para trabalhar diariamente ou o utiliza como ganha-pão;
  • Menos poluentes: Como fazem o carro consumir menos combustível, os pneus verdes também ajudam o veículo a emitir menos CO2. Mais um ponto positivo para quem pensa em comprar pneu ecológico na próxima troca;
  • Mais aderência na chuva: O terceiro item da lista de vantagens do pneu ecológico sobre o tradicional é uma boa notícia para quem não gosta muito de dirigir na chuva. Ele tem um nível de aderência maior em solos molhados, e isso dá ao motorista mais controle do carro e mais segurança ao volante;
  • Menos ruídos: a composição dele ajuda na redução do ruído externo derivado do contato dos pneus com o solo, reduzindo assim a poluição sonora;
  • Mais tecnologia: Como é fabricado com matérias-primas de última geração, o pneu ecológico tem compostos que não agridem o meio-ambiente;
  • Maior durabilidade: Um pneu ecológico, por ter mais tecnologia em sua fabricação, também costuma ter vida útil maior. Outro ponto importante para quem, no fim das contas, acaba economizando um pouquinho ao esticar a troca do jogo de compostos.

Principais marcas de pneus ecológicos

Continua após a publicidade

Ficou interessado em trocar os pneus e optar pelo ecológico para seu carro? As principais fabricantes de pneus que trabalham no Brasil possuem linhas de pneus verdes. O preço é um pouco mais alto do que o praticado nas linhas tradicionais, mas o custo-benefício pode acabar valendo a pena no final.

Algumas das principais marcas de pneus ecológicos são as seguintes:

  • Michelin Energy XM2
  • Pirelli Cinturato P1
  • Pirelli Cinturato P7
  • Pirelli Scorpion Verde All Season
  • Goodyear GPS Duraplus

E aí, canaltecher? Agora que aprendeu tudo sobre o que é um pneu verde ou ecológico, já definiu pela mudança ou ainda vai continuar com os pneus menos amigos do meio ambiente? Comente conosco em nossas redes sociais.

Continua após a publicidade