O que é o golpe da bomba fantasma nos postos de combustíveis?
Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 15 de Julho de 2023 às 13h00
Um novo golpe aplicado em postos de combustíveis viralizou nos últimos dias e engrossou os pontos de atenção aos quais o consumidor precisa ficar atento se não quiser ser enganado.
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O vídeo publicado nas redes sociais mostra um cliente batendo boca com a frentista de um posto de gasolina localizado dentro de uma rede de supermercados na região de Goiás. O motivo da discussão? O abastecimento estaria sendo feito por uma bomba fantasma.
Mas afinal, o que é uma bomba fantasma? O Canaltech explica.
O golpe da bomba fantasma
A bomba fantasma é um truque que alguns postos de combustíveis utilizam para ludibriar o cliente e fazê-lo pensar que está entrando combustível no tanque quando, na realidade, mesmo com o gatilho da bomba apertado, não há líquido saindo da bomba e abastecendo o veículo.
O vídeo que viralizou mostra claramente a bomba fantasma em ação: enquanto o contador da bomba está girando, o cliente pressiona a frentista a retirar o bico do bocal do carro. A profissional reluta e aceita, mas ainda tenta desarmar o gatilho antes de retirá-lo. “Vai derramar no seu carro”, ela argumenta.
Alertada pelo cliente para deixar o gatilho pressionado porque “não é para estar enchendo”, vem a confirmação. Ao retirar a bomba do bocal com o gatilho ainda pressionado, o contador de litros (e reais gastos) segue girando normalmente, mas nenhum combustível está efetivamente saindo do bico.
Em entrevista ao G1, Douglas Rodrigues, de 28 anos, cliente que fez a denúncia, afirmou que essa foi a terceira vez que a situação aconteceu no mesmo posto, e que ele já havia alertado o gerente do estabelecimento em outras oportunidades.
O que fazer se for vítima da bomba fantasma?
Douglas Rodrigues tomou a melhor decisão possível ao ser vítima do golpe da bomba fantasma em um posto de combustível e deu o caminho das pedras para quem também vier a enfrentar uma situação semelhante.
Depois de tentar argumentar com o responsável pelo estabelecimento (nesse caso, o gerente do posto) e conseguir um desconto no valor a ser pago por conta do “problema técnico”, ele resolveu recorrer às instâncias superiores.
Vítima pela terceira vez no último dia 7 de maio, o cliente acionou o Procon de Goiás, órgão fiscalizador do estado. Levy Rafael Cornélio, superintendente do Procon, compareceu ao posto de gasolina e afirmou ter notificado o estabelecimento a apresentar os relatórios de manutenção das bombas, incluindo a apelidada de fantasma.
Os testes de litragem, usados para saber a qualidade dos combustíveis, retornaram positivos, mas o Procon não soube dizer se foi utilizado algum dispositivo eletrônico para alterar a quantidade efetivamente colocada no tanque e, assim, gerar o efeito-fantasma no equipamento.
Como não tem autorização para abrir a bomba, o Procon pediu ajuda à Polícia Civil do estado e o caso agora será investigado pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon). Segundo o G1, há outros postos de combustível na cidade que também foram denunciados pela prática, e estes também serão investigados.
Fonte: G1