Publicidade

Review GAC Hyptec HT Ultra: o carro mais “instagramável” do Brasil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

O termo “instagramável” tem sido cada vez mais usado  por shoppings, restaurantes e até alguns museus para cativar clientes ao oferecer espaços preparados para “viralizar” em redes sociais. No segmento automotivo, há um carro que se encaixa perfeitamente nessa definição: o GAC Hyptec HT Ultra.

O design futurista, que se assemelha um pouco com Porsche Taycan e Tesla Model X, referências no segmento dos elétricos de luxo, já poderia ser suficiente para colocar o SUV coupé chinês como centro das atenções ao passar pelas ruas. Há, no entanto, um ponto ainda mais “instagramável”, incapaz de passar despercebido quando o carro está estacionado.

O GAC Hyptec HT Ultra conta com portas traseiras estilo asas de gaivota. Com um simples toque no botão do controle remoto, elas se abrem para cima, em um movimento que remete ao imponente pássaro, e instantaneamente atraem os olhares de todos ao redor.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Após passar uma semana de posse do SUV coupé chinês, a reportagem do CT Auto detectou esse e outros features que, sem dúvida, fazem do GAC Hyptec HT Ultra o carro mais “instagramável” à venda no Brasil. Confira o review completo.

Prós

  • Design diferenciado
  • Alta tecnologia
  • Acabamento e espaço interno
  • Preço agressivo

Contras

  • Coluna B muito larga dificulta visão
  • Preço das portas asas de gaivota

Conectividade, tecnologia e segurança

Como não poderia deixar de ser, o combo formado por tecnologia e segurança é, ao lado do design futurista, o principal atrativo do carro mais instagramável do Brasil. A conectividade, por sua vez, deixou um pouco a desejar.

Isso se dá por conta do Android Auto, que por enquanto não está disponível, mas o espelhamento com Apple CarPlay funciona normalmente. Usuários de smartphones Android conseguem, porém, conexão via Bluetooth para chamadas e, eventualmente, aplicativos de música.

O GAC Hyptec HT Ultra conta com pacote ADAS recheado de itens de auxílio à condução, como assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência e muito mais. E o melhor: eles não são tão intrusivos quanto os disponibilizados em alguns modelos da concorrência, e agem na medida certa, apenas quando necessário, e sem sustos ou solavancos.

Continua após a publicidade

Ainda no campo da tecnologia, as telas merecem destaque, pois oferecem um tamanho interessante para o painel de instrumentos e para a central multimídia (8,8 e 14,6 polegadas, respectivamente). O sistema de navegação nativo “quebra um galho”, mas, ao contrário dos mais famosos, como Waze e Google Maps, não mostra como está o trânsito em tempo real.

Um ponto “negativo” na experiência fica por conta dos ajustes dos espelhos retrovisores, que, a exemplo do Jaecoo 7, é feito por meio da central multimídia, algo pouco intuitivo e que demanda mais trabalho do que o necessário. A abertura das portas, tanto as da frente quanto as traseiras, estilo gaivota, pode ser feita de duas maneiras: nas próprias portas ou pela central, por meio de um atalho, deslizando o dedo da esquerda para a direita na tela.

Conforto e experiência ao volante

Apesar do visual ousado, que remete tanto para o Porsche Taycan quanto para o Tesla Model X, o GAC Hyptec HT Ultra não tem desempenho esportivo. E nem faz questão disso, segundo a marca, pois a proposta do SUV coupé é bem diferente. A missão, de acordo com o que foi falado ao CT Auto, é entregar luxo e sofisticação. E ela foi cumprida com sucesso.

Continua após a publicidade

Dirigir o carro mais instagramável do Brasil foi uma experiência extremamente agradável. Ao contrário da maioria dos carros elétricos que testamos ao longo de mais de quatro anos em nome do CT Auto, o Hyptec HT Ultra não tem uma aceleração assombrosa, que faz “a alma sair do corpo”. E não tem problema nenhum.

A potência de 245 cv e o torque de 31,5 kgf/m  dão ao SUV coupé agilidade e excelente desempenho, mas com entrega mais gradual da força do que um carro elétrico costuma gerar. Isso faz com que a tocada seja mais linear e agradável, sem causar náuseas em quem não está adaptado a um carro com esse tipo de propulsão.

Você pode estar se perguntando, então, se o GAC Hyptec HT Ultra é um carro lento por conta disso, não é? E a resposta é um sonoro NÃO. O elétrico chinês, que mede 4.935 mm de comprimento e tem entre-eixos de 2.935 mm, vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, tempo bem parecido com o alcançado por um dos esportivos mais cobiçados do mercado brasileiro, o Volkswagen Jetta GLI, que faz em 6,7 segundos.

Continua após a publicidade

Os ajustes de suspensão também são bem interessantes, e o carro consegue filtrar bem as imperfeições das vias brasileiras sem transferir os solavancos para os ocupantes. Isso sem falar no silêncio da cabine, fruto do excelente trabalho dos engenheiros no isolamento acústico.

Adicione a esse silêncio o fato de o banco dianteiro praticamente virar uma cama, com apoio para os pés, e os traseiros serem reclináveis, também com apoio de pé para o passageiro da direita e mesinha estilo avião para o da esquerda, e pronto: a receita de conforto ideal está preparada.

Vale lembrar ainda que a eficiência energética do SUV coupé é admirável. A bateria de 72,7 kWh oferece, segundo o PBEV do Inmetro, até 362 km por ciclo de carga. Nos testes com o CT Auto, a aferição mostrou que, em condições normais, é fácil superar os 400 km.

Continua após a publicidade

Belíssimo e futurista por fora e por dentro, GAC Hyptec HT Ultra é ótima opção de compra.

Paulo Amaral

Design e Acabamento

Se por fora, com as asas de gaivota abertas, o GAC Hyptec HT Ultra capta olhares curiosos de todos que passam por perto, por dentro o deslumbre toma conta do motorista e dos passageiros, tanto nos bancos da frente quanto no traseiro.

Continua após a publicidade

A unidade emprestada ao CT Auto para avaliação contava com a cor branca nos bancos de couro, mas há outras opções, dependendo do tom da carroceria. Embora certamente demande um cuidado maior com a sujeira, a combinação ficou belíssima.

O encaixe das peças do Hyptec beira a perfeição, e a qualidade dos materiais utilizados nos acabamentos das portas e painéis é altíssima, compatível com a principal missão do SUV coupé: oferecer luxo e sofisticação.

Continua após a publicidade

Não dá para deixar de citar dois recursos interessantes que tornaram os dias a bordo do carro chinês mais agradáveis: a oferta de três tipos diferentes de perfume para a cabine, que são escolhidos por meio da central e pulverizados pelo sistema de ventilação, é um deles.

O outro, também presente na longa lista de recursos, permite acender uma lareira virtual na multimídia, tornando o ambiente do carro mais aconchegante, escolher sons da natureza para relaxar e, se for o caso, tirar um cochilo com alarme programado para quando quiser acordar. De preferência com uma massagem relaxante, oferecida para os dois ocupantes dos assentos dianteiros.

Concorrentes

Continua após a publicidade

Não é exagero dizer que o GAC Hyptec HT Ultra não tem concorrentes no Brasil, já que os modelos da Tesla só são vendidos por aqui sob encomenda e, assim, chegam bem mais caros ao nosso país.

Dois carros que poderiam se enquadrar na categoria de rivais seriam o BYD Seal e o Porsche Taycan, mas ambos têm uma proposta diferente a oferecer, já que apelam mais para a esportividade do que para o conforto em si.

De qualquer forma, em termos de precificação, o SUV coupé da GAC se encaixa entre os dois potenciais rivais, pois custa R$ 359.990,00, ante R$ 249.990,00 do BYD Seal e R$ 854.689,00 da versão mais em conta do Porsche Taycan.

Continua após a publicidade

O Hyptec HT Ultra vale cada centavo cobrado pela GAC e deve fazer sucesso no Brasil.

Paulo Amaral

GAC Hyptec HT Ultra: vale a pena?

Responder se um determinado modelo de carro avaliado pelo CT Auto vale ou não a pena nunca foi tão fácil quanto agora. Pelo preço que custa e por toda a tecnologia e luxo que oferece, o SUV coupé da marca chinesa vale cada centavo dos quase R$ 360 mil cobrados em novembro de 2025.

Além de ter um design bonito e futurista, o GAC Hyptec HT Ultra é extremamente eficiente e tecnológico. Por conta de tudo o que oferece, o SUV coupé chinês é, sem dúvida, uma excelente opção de compra para que busca por um carro luxuoso, sofisticado e diferenciado.

Continua após a publicidade

*A unidade do GAC Hyptec HT Ultra testada para esse review foi gentilmente emprestada ao Canaltech pelo Grupo GAC.