Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
E-mail
Paulo Amaral/Canaltech
A nova geração do Chevrolet Equinox chegou ao Brasil no finzinho de 2024, em duas versões: Activ e RS. O CT Auto esteve presente no evento de lançamento e, mais recentemente, passou uma semana com o SUV.
Após o contato mais longo com o Equinox, pudemos observar, em detalhes, quais as principais diferenças em relação à linha antiga, não apenas no design, que ficou muito mais atraente, mas também no motor, que foi recalibrado, na cabine, que ganhou novos equipamentos e no pacote tecnológico, agora bem mais completo.
A versão emprestada pela GM ao CT Auto para a confecção desse review foi a RS, que conta com o motor 1.5 turbo, que agora entrega 177 cavalos (5 a mais que a geração anterior) e 28 kgf/m de torque, mas, mesmo assim, não é tão impressionante quanto o antigo 2.0.
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Confira a seguir tudo sobre o Equinox RS Turbo e como ele se encaixa em um dos segmentos mais concorridos do mercado nacional.
Prós
Design
Pacote de segurança
Conectividade
Contras
Desempenho
Consumo
Preço
Conectividade, Tecnologia e Segurança
A Chevrolet acertou a mão nos pacotes de conectividade, tecnologia e segurança do Equinox RS. O SUV turbo conta com uma boa lista de equipamentos, que inclui:
Wi-fi nativo para até 7 dispositivos
Projeção da tela do celular sem cabos
Carregador wireless
Piloto automático adaptativo (ACC)
Remote Start System (partida do motor remota)
Assistente de permanência em faixa
Alerta de objeto no banco traseiro
Frenagem de emergência
Alerta de abertura de porta com detecção de ciclistas, pedestres ou veículos.
Na prática, alguns destes itens acabam se tornando um pouco “chatos”. Na experiência ao volante, chegou a causar incômodo a insistência dos “tremores” no banco do motorista para avisar sobre a proximidade de outros carros ou objetos, embora eles não estivessem tão perto assim para merecerem um alerta de maior atenção.
O alerta de tráfego cruzado traseiro também é algo que pode ter a calibragem melhorada, pois não foram poucas as vezes que o SUV freou bruscamente durante manobras simples, para sair da garagem, em que a situação estava controlada com os pedais de freio e acelerador utilizados gradativamente.
Continua após a publicidade
Em termos de segurança, o Equinox RS Turbo vem ainda com 6 airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina), sensor de estacionamento traseiro, alarme anti-furto e cintos de segurança com pré-tensionadores, tanto dianteiros quanto traseiros.
O serviço OnStar é oferecido pela Chevrolet com direito a Road Service, recuperação veicular, localização em tempo real, diagnóstico e status do veículo. O plano Protect&Connect, que permite comandos por meio do app myChevrolet, tem 13 meses de assinatura grátis ao fechar a compra do Equinox RS 0km.
Conforto e Experiência de uso
Continua após a publicidade
A experiência ao volante do Chevrolet Equinox RS não foi ruim, mas decepcionou um pouquinho. Isso pode ter mais relação com o teste imediatamente anterior, que foi a bordo da versão elétrica do SUV, do que com o conjunto mecânico que equipa a variante turbo.
O teste a bordo do Equinox RS começou, literalmente, no momento em que devolvi a versão elétrica para a Chevrolet, na sede da GM, em São Caetano do Sul. E a primeira acelerada foi suficiente para ver que o motor 1.5 turbo sob o capô do SUV pode decepcionar quem estiver esperando por uma tocada mais “nervosa”.
Embora tenha ganhado 5 cv em relação ao motor da geração anterior (177 contra 172) e, assim, evoluído no “0 a 100”, que agora é feito em 9,3 segundos, o torque de 28 kgf/m parece não ser suficiente para dar ao Equinox RS Turbo a “emoção” que um carro que ostenta essa sigla merece.
Continua após a publicidade
O SUV de 4,66 metros de comprimento e 1,90 metros de largura é equilibrado na tocada, tanto pelo bom acerto da suspensão quanto pela eficiência do câmbio automático de 8 marchas, mas pesa 1.678 quilos. Por conta disso, o motor só entregou o suficiente quando aceleramos mais forte.
Apesar de ter dado conta do recado nessa situação, a força extra que se fez necessária acabou prejudicando bastante o consumo de combustível. De acordo com o Inmetro, o Equinox Turbo roda, em média, 9 km/l em perímetro urbano e 10,7 km/l em rodovias. Nos testes com o CT Auto, porém, o uso na cidade consumiu um litro de gasolina a cada 7,8 quilômetros rodados e, na estrada, não passou dos 9,9 quilômetros.
Espaço interno agrada
O espaço interno do Equinox RS, porém, é irretocável. O entre-eixos de 2,72 metros é suficiente para acomodar bem até cinco ocupantes. O porta-malas de 468 litros é outro ponto positivo, pois acomoda com folga as bagagens se a família quiser cair na estrada.
Continua após a publicidade
Vale citar ainda que a GM não esqueceu de garantir o conforto da “galera” do banco traseiro e equipou o Equinox Turbo com saídas de ar-condicionado e portas USB exclusivas para quem estiver acomodado na parte de trás do carro.
Embora seja belíssimo e com acabamento de primeira, o Equinox RS Turbo deixa a desejar um pouco no desempenho.
— Paulo Amaral
Design e Acabamento
Continua após a publicidade
Outros pontos irretocáveis no Chevrolet Equinox RS Turbo dizem respeito ao design e ao acabamento do SUV. O design externo do carro chama a atenção e, por dentro, os elogios são ainda mais merecidos.
Vamos começar pelo exterior: basta uma primeira olhada para notar as diferenças em relação à versão elétrica, como mostra a foto abaixo. O Equinox Turbo tem na grade frontal em preto piano a pegada “nervosa” que uma versão esportiva precisa ter, enquanto o SUV EV é mais tradicional.
Por dentro, o Equinox RS Turbo é um verdadeiro show. As telas digitais utilizadas para o painel de instrumentos e central multimídia têm ótima definição e tamanho suficiente para englobar as principais informações, embora algumas delas não sejam tão fáceis de encontrar sem perder um tempinho navegando.
Continua após a publicidade
O encaixe dos elementos é perfeito, o material é de primeira qualidade, sem abusar de elementos em plástico duro, e a escolha por colocar elementos no painel e em volta das saídas de ar com o mesmo tom da carroceria foi um “gol de placa” da GM, assim como o uso de botões físicos para a climatização da cabine.
Concorrentes
Embora seja um dos SUVs médios mais bonitos à venda no Brasil, o Chevrolet Equinox RS tem uma concorrência pesada e, majoritariamente, mais barata, pela frente. E os rivais oferecem algo que o modelo da GM não tem: powertrain híbrido.
Continua após a publicidade
Enquanto o Equinox RS tem apenas a gasolina como opção de combustível, SUVs chineses do mesmo porte, como o BYD Song Plus e o GWM Haval H6 PHEV19 já oferecem conjunto motriz híbrido plug-in. E por um preço mais em conta.
O Equinox RS é vendido pela GM por R$ 281,9 mil, quase R$ 42 mil a mais que o Song Plus (R$ 239,8 mil) e que o Haval H6 PHEV19 (R$ 241 mil). Ambos os chineses têm mais potência (235 cv e 326 cv, respectivamente) que o Equinox (177 cv) e são mais eficientes no consumo de combustível.
Além da dupla de origem asiática, o Equinox RS também precisa desbancar um dos campeões de emplacamento do segmento: o Jeep Compass. O modelo da Stellantis, que em breve mudará de geração, entrou em promoção em julho para zerar os estoques da linha 2026 e, com isso, deverá endurecer ainda mais a vida do utilitário da GM.
Continua após a publicidade
1 / 33
Chevrolet Equinox RS 2025 (Review)
Paulo Amaral/Canaltech
A exemplo do que ocorre com a versão elétrica, a "derrapada" no preço pode prejudicar as vendas do Equinox RS Turbo.
— Paulo Amaral
Chevrolet Equinox RS Turbo: vale a pena?
Ao colocar na balança os pontos positivos e negativos após passar uma semana de posse do novo Chevrolet Equinox RS Turbo para definir se vale ou não a pena comprar o SUV da GM, a resposta mais acertada é um grande “depende”.
Continua após a publicidade
Não se trata de ficar em cima do muro, mas, como todos sabem, a compra de um carro envolve muito mais do que uma análise racional. E é o lado emocional que pode pesar favoravelmente para o Equinox na hora de o consumidor “assinar o cheque”.
Afinal, a centenária Chevrolet é uma das marcas mais respeitadas do cenário mundial e seus carros são reconhecidos pela durabilidade. No caso do Equinox RS Turbo, a evolução em relação à geração passada é clara, especialmente em equipamentos e design.
O ponto crucial é o conjunto mecânico, que fica devendo um pouquinho para quem gosta de uma “emoção a mais” e se preocupa também com consumo elevado. Se esse for o seu caso, talvez haja outras alternativas na mesma faixa de preço.
* A unidade do Chevrolet Equinox RS Turbo utilizada para a confecção desse review foi gentilmente cedida ao Canaltech pela General Motors do Brasil.