Tesla apresenta Cybercab, táxi autônomo sem volante nem pedais
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Elon Musk, CEO da Tesla, há muito tempo vem flertando com o lançamento de veículos autônomos voltados para revolucionar a mobilidade urbana. Nesta sexta-feira (11), o bilionário deu um passo gigantesco para tornar isso realidade e apresentou, de uma só vez, o Cybercab e a Robovan.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Por que a Tesla não vende carros no Brasil?
- Tesla Cybertruck passa por 5º recall em menos de 1 ano
O Cybercab é um táxi autônomo compacto sem volante nem pedais com capacidade para apenas duas pessoas que, no caso, seriam passageiros, já que o veículo não tem motorista. A Robovan, por sua vez, é um veículo maior, com capacidade para transportar até 20 pessoas, também sem a presença de motorista ou, então, para levar carga.
Os dois novos veículos autônomos da Tesla foram apresentados por Elon Musk durante o evento “Nós, Robôs”, realizado na sede da Warner Bros, na Califórnia, para um grupo bastante seleto de convidados.
A Robovan e o Cybercab foram responsáveis por transportar as pessoas dentro da gigantesca instalação, enquanto robôs-humanóides Optimus serviam bebidas e entregavam brindes aos executivos e potenciais investidores presentes.
Quando serão lançados o Cybercab e a Robovan?
Elon Musk não quis cravar com exatidão a quando os dois novos veículos autônomos da Tesla serão lançados, mas projetou que o Cybercab poderá ser lançado oficialmente no mercado por volta de 2026, com preços abaixo dos US$ 30 mil — cerca de R$ 170 mil na conversão.
A Robovan, porém, deve demorar um pouco mais para deixar a fase de protótipo, mas, de acordo com o dono da Tesla, não terá um visual tão diferente do modelo que surpreendeu os convidados nos estúdios da Warner.
“Nós vamos fazê–la e ela será assim. O futuro deve se parecer com o futuro”, cravou, durante a apresentação da dupla. “O que queremos é mudar a aparência das ruas e estradas, como fizemos com a Cybertruck”, concluiu.
Segundo o bilionário empresário, a implementação do Cybercab e da Robovan reduzirá sensivelmente os custos do transporte público e, por conta disso, os investidores não deveriam ter qualquer dúvida a respeito do sucesso dos novos empreendimentos da marca.