Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Excel online ganha registro de versões, atalhos de teclado e mais; confira

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Março de 2021 às 12h00

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou, em seu blog oficial, novidades para a versão web do Excel. Alguns dos novos recursos incluem navegação mais fácil pelas planilhas, suporte para seleção de vários intervalos, registro histórico de versões dos arquivos, uso de atalhos no teclado e outros.

Ao trabalhar com várias planilhas no mesmo arquivo, o usuário agora consegue ir diretamente para a que deseja. Basta clicar no novo botão "Todas as planilhas", localizado no canto esquerdo inferior, e selecionar para qual pretende trabalhar.

Continua após a publicidade

A seleção de células pode ser feita em intervalos que não são adjacentes uns aos outros. Dá para preencher com cores, copiar dados e outras formatações específicas. Basta segurar a tecla Control enquanto seleciona as células desejadas.

Também foi adicionada a possibilidade de aumentar ou diminuir o zoom das planilhas. Quem usa dispositivos com suporte a toque na tela, pode fazer o famoso gesto de pinça para ajustar o tamanho — ou no trackpad, se estiver em um notebook. Se quiser, é possível aproximar ou afastar a tela pressionando a tecla Control e o botão de rolagem do mouse. Ou, para quem prefere o bom e velho teclado apenas, basta usar os comandos Control + Alt + tecla "+" ou "-".

Atalhos e mais controle sobre alterações

Continua após a publicidade

Falando em teclado, a Microsoft permite agora o uso de diversos atalhos padrões que não funcionavam. Combinações de tecla como Alt + Control + 1, Control + Shift + A e vários outras poderão ser utilizadas diretamente do navegador. Para conhecer todos os atalhos disponíveis, basta escolher a opção "Atalhos de teclado" na guia "Ajuda".

Para arquivos constantemente atualizados, uma novidade foi muito bem vinda. Agora, é possível visualizar e restaurar versões anteriores dos seus arquivos. A opção permite ainda saber todas as atividades que foram feitas nas planilhas por pessoas com acesso. Basta ir em Arquivo > Informações > Histórico da versão.

E, por fim, mas não menos importante, há a chegada das configurações regionais. O usuário conseguirá definir data e hora, números e formatos de moeda. São duas maneiras que isso pode ser feito: Selecione Arquivo > Opções > Configurações de formato regional; ou selecione a lista suspensa de formato de número e vá em "Mais formatos de número".

Continua após a publicidade

A versão web do Excel é gratuita e pode ser usada por qualquer pessoa, bastando apenas ter um navegador instalado. A ferramenta possibilita o compartilhamento online e o salvamento automático na nuvem, o que permite a várias pessoas trabalharem simultaneamente no mesmo arquivo. O software utilitário da Microsoft vai muito além de fazer cálculos e pode ser usado para organizar dados, criar tabelas e até programar.

É usuário do Excel web ou prefere o Google Planilhas? O que mais gosta nele? Compartilhe nos comentários a sua experiência com o programa.

Fonte: Microsoft