Como gravar imagens ISO em um CD, DVD ou Blu-Ray

As imagens ISO são arquivos com imagens de disco criadas a partir de um CD, um DVD ou um Blu-Ray para o computador. Elas armazenam, em um único arquivo, toda a estrutura de uma mídia, desde o menu até o conteúdo propriamente dito. Um exemplo de arquivos ISO que podemos encontrar na internet disponível para download é o Ubuntu, famoso sistema operacional Linux.

Neste tutorial, te ensinaremos a gravar uma imagem ISO em uma mídia para poder utilizá-la sempre que você precisar. Para isto, é necessário que você tenha um CD, DVD ou Blu-Ray virgem, dependendo do tamanho do arquivo que será gravado, e baixe o programa ImgBurn a partir deste link.

Gravando uma imagem ISO no ImgBurn

Após instalar o programa ImgBurn no seu computador, insira o CD, DVD ou Blu-Ray virgem no drive do computador. Abra o ImgBurn e clique em "Write image file to disc".

Em seguida, procure a localização da imagem ISO e clique em "Abrir". Depois, escolha a velocidade da gravação e o número de cópias. Por fim, clique no ícone localizado no canto inferior esquerdo para começar a gravação.

Você pode acompanhar o processo da gravação através das barras localizadas na parte inferior do programa. Também é possível selecionar para que o CD seja ejetado, para que o programa seja fechado ou para que o computador seja desligado quando a gravação for concluída.

Após terminar a gravação, seu CD ou DVD estará pronto para ser utilizado. Apesar de utilizarmos o ImgBurn, vale salientar que outros programas como o Nero e o Ashampoo Burning Studio também são opções de gravadores para suas imagens ISO.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.