Aprenda a criar anotações de texto, imagem, áudio e mais no Evernote

Por Sérgio Estrella

O Evernote é uma espécie de banco de anotações para tudo o que você quiser. Seu uso lembra bastante o de softwares de e-mails como Outlook ou o Thunderbird, com um sistema de busca simples e eficiente. Para quem passa o dia trabalhando com informação e precisa catalogá-las de uma maneira mais eficiente, o Evernote é a solução ideal. Quer saber mais sobre as funções e vantagens do Evernote? Leia nossa matéria e descubra mais sobre o que é e para que serve o app.

Como um serviço de anotações, a principal função do Evernote é a de criar suas notas de texto, áudio, imagem – e até webcam. Hoje você vai aprender a instalar o aplicativo, criar sua conta, logar e criar suas primeiras anotações com o editor de notas do Evernote. Para isso, acompanhe nosso passo a passo abaixo:

Passo 1: abra o Evernote

Inicie o aplicativo Evernote no seu dispositivo móvel a partir da tela inicial ou lista de aplicativos. Caso você ainda não tenha o Evernote instalado em seu smartphone, você pode instalar a versão para Android a partir da Google Play Store e a versão para iOS pela App Store. No computador, inicie o Evernote a partir da área de trabalho ou do menu iniciar/lista de aplicativos. Caso você ainda não tenha o Evernote instalado em seu computador, baixe o aplicativo aqui. Com o Evernote instalado, vamos acessá-lo tocando ou clicando em seu ícone (imagem).

Nota Evernote Android

Ícone do Evernote. Para iniciar o app, basta localizá-lo em seu smartphone ou computador.

Em nossos exemplos, utilizaremos a versão do Evernote para Android (mobile) e Windows (desktop).

Passo 2: faça login ou crie sua conta no Evernote

Assim que o Evernote for aberto, você será aprentado à tela de entrada do aplicativo, onde poderá criar uma nova conta na opção "Criar Conta" (Android) / "Novo no Evernote" (Windows) ou fazer login com uma conta existente na opção "Entrar" (Android) / "Já possui uma conta" (Windows) Tutorial Símbolo 2.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Nota Evernote Android

Acessando a tela de entrada do Evernote no Android e Windows.

Caso tenha criado sua conta neste momento, assim que terminar o processo de criação faça login no Evernote com a conta que você acabou de criar.

Tutorial Símbolo 2

Passo 3: criando diferentes tipos de anotação

Assim que se autenticar no serviço, você será levado à tela principal do Evernote, onde poderá visualizar a lista de anotações já criadas e também criar novas:

Nota Evernote Android

Visualizando a lista de tipos de anotações na tela inicial do Evernote.

Nesta tela, podemos criar diferentes tipos de anotação, sendo que na versão desktop (computador), existem ainda mais opções. Você poderá criar uma nota tradicional de texto , uma nota com base numa fotografia capturada pela câmera do seu dispositivo Tutorial Símbolo 2, uma nota com uma gravação de áudio anexada Tutorial Símbolo 3, uma nota a partir de um arquivo anexado presente no armazenamento do dispositivo (apenas mobile) Tutorial Símbolo 4, uma nota de "tinta", ou seja, onde é possível desenhar livremente com o mouse (ou caneta Stylus, depedendo do seu dispositivo – somente desktop) Tutorial Símbolo 5, ou uma nota a partir de uma captura de tela (ou seja, uma "print" da tela – somente desktop) Tutorial Símbolo 6.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 3
Tutorial Símbolo 4
Tutorial Símbolo 5
Tutorial Símbolo 6

Passo 4.1: conhecendo o editor de notas no desktop

Apesar de todas as opções para iniciar uma nota, você sempre será encaminhado em algum momento para o editor de notas do Evernote:

Nota Evernote Windows

Editor de notas do Evernote no desktop permite formatação, inserção de arquivos e mais.

O editor, que lembra muito outros processadores de texto como o Microsoft Word, permite a inclusão de um título na nota , disponibiliza espaço para escrever livremente Tutorial Símbolo 2, possui barras de ferramentas com opções de formatação e inserção de arquivos e imagens Tutorial Símbolo 3 e ainda permite associar um lembrete (com alarme) à anotação, apresentá-la como um slide, compartilhá-la ou descartá-la Tutorial Símbolo 4.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 3
Tutorial Símbolo 4

Passo 4.2: conhecendo o editor de notas no Android

No Android, as coisas funcionam de maneira parecida. Independente do tipo de nota iniciada, você será encaminhado ao editor de notas mobile do aplicativo:

Nota Evernote Android

No Android, o editor de notas do Evernote conserva as funções de desktop numa interface mais simples e direta.

Aqui, o editor também permite a inclusão de um título na nota , disponibiliza espaço para escrever livremente Tutorial Símbolo 2, possui uma barra de ferramentas com opções de formatação Tutorial Símbolo 3, permite associar um lembrete (com alarme) à anotação Tutorial Símbolo 4 e anexar fotos ou outros arquivos à nota Tutorial Símbolo 5. Assim que a anotação estiver pronta, toque sobre o botão com o "V" de visto Tutorial Símbolo 6 para salvá-la no seu caderno do Evernote.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 3
Tutorial Símbolo 4
Tutorial Símbolo 5
Tutorial Símbolo 6

Agora que você já sabe como adicionar os diferentes tipos de anotação no Evernote para computador e celular/tablet, poderá começar a construir seu caderno de anotações. Quer aprender mais sobre o Evernote? Continue ligado nos tutoriais do CanalTech!

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.