TVs Neo QLED da Samsung são as primeiras a receber certificação de som espacial

Por Felipe Junqueira | Editado por Wallace Moté | 11 de Junho de 2021 às 14h40
Divulgação/Samsung

As smart TVs Neo QLED da Samsung são as primeiras do segmento a receber certificação de otimização espacial, informou a própria companhia. A avaliação foi feita pela empresa alemã Verband Deutscher Elektrotechniker (VDE).

Segundo a Samsung, cada ambiente possui uma exigência própria para entregar o máximo do áudio e a melhor experiência. A otimização espacial serve para evitar perdas independente do local onde a TV está instalada, seja um terraço, uma sala de estar ou uma cozinha. Além disso, a Neo QLED também é capaz de analisar os objetos no entorno para garantir que cada som chegue aos ouvidos do espectador.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

“A certificação VDE para Otimização de Som Espacial é dada a produtos que oferecem experiência de som consistente independente do ambiente”, explicou a Samsung. A empresa ainda explicou que incluiu um recurso chamado SpaceFit Sound nas TVs Neo QLED, que usa microfones no dispositivo para detectar o retorno do áudio e adaptar os alto-falantes e evitar variação no áudio.

Foram certificados os modelos Q70A, Q80A, Q90A, Q700A, Q800A e Q900A da série Neo QLED da Samsung.

Como funciona

Som espacial da Neo QLED compensa obstáculos para entregar som em todos os comprimentos de onda sem distorção (Imagem: Divulgação/Samsung)

Com os microfones, a Neo QLED é capaz de detectar se há cortinas, carpetes, paredes e outros obstáculos que possam atrapalhar o caminho da onda sonora. Um carpete, por exemplo, pode absorver os sons médios e agudos, então para evitar a televisão faz uma compensação nesses comprimentos de onda para garantir que o áudio chegue a seus ouvidos sem distorção.

O SpaceFit Sound também consegue compensar os graves quando a televisão está muito próxima da parede, por exemplo. Em resumo, qualquer obstáculo que possa afetar o áudio é detectado para que a emissão seja feita com a compensação necessária.

Fonte: Samsung

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.