Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung Display pode encerrar produção de telas LCD para focar no QD-OLED

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Maio de 2022 às 16h56

Link copiado!

The Korea Herald
The Korea Herald
Tudo sobre Samsung

A Samsung Display, divisão da marca coreana voltada para fornecimento de telas para diversos dispositivos, deverá deixar de produzir painéis LCD muito em breve. De acordo com informações do portal The Korea Times, o encerramento destas linhas em específico acontecerá já no mês de junho.

Já era esperado que tal decisão estratégica fosse tomada em algum momento entre 2022 e 2023, mas é estimado que ela tenha sido adiantada em cerca de seis meses, por conta da conjuntura de mercado internacional.

Continua após a publicidade

Os planos para este encerramento existem pelo menos desde 2020. Entretanto, a pandemia de covid-19 criou uma nova onda de procura por painéis LCD, o que atrasou o processo em dois anos.

LCD em queda

Relatórios fornecidos pela Display Supply Chain Consultants (DSCC), uma agência americana de pesquisa de mercado, mostram que o valor das telas LCD tem caído de forma vertiginosa ao longo dos últimos anos. O índice de preço desses componentes — um valor relativo ao registrado em janeiro de 2014, considerado como 100 — deverá ser de apenas 36,6 em setembro deste ano.

O número é bastante diferente do registrado em junho de 2021, quando o índice chegou a um recorde de 87. Em abril de 2022, o valor já atingiu 41,5, o mínimo visto até o momento.

Continua após a publicidade

A decisão de encerrar as linhas de produção de telas LCD também tem a ver com a forte concorrência de empresas baseadas na China e Taiwan. Neste sentido, a Samsung Electronics deverá reforçar parcerias já existentes, como a BOE e a AU Optronics.

Com isso, a marca voltará seus esforços e investimentos para a produção de cada vez mais telas QLED e QD-OLED para as televisões. Funcionários que atualmente trabalham com o LCD serão redirecionados para novos cargos relacionados às diferentes tecnologias.

O encerramento da divisão de LCDs marcará o fim de um ciclo de 31 anos. Entretanto, ela só foi oficializada como Samsung Display a partir de 2012, e desde então foi fundida com três outras marcas coreanas e japonesas para produção conjunta de telas AMOLED.

Continua após a publicidade

Fonte: The Korea Times