Publicidade

O que fazer para ouvir melhor os diálogos na TV da sua casa

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Divulgação/LG
Divulgação/LG

Você provavelmente já passou pela situação em que estava assistindo algo na sua TV e precisou aumentar o volume para escutar os diálogos. Pouco tempo depois, alguma cena com música ou efeitos sonoros elevou o som às alturas, lhe obrigando a diminuir o volume. Esse é um ciclo que se repete até o final e pode ser bem incômodo.

Isso é bastante comum nos dias de hoje, mas não representa necessariamente um problema de mixagem sonora ou má qualidade dos alto-falantes da TV. A seguir, entenda melhor o que causa essas oscilações e o que pode ser feito para melhorar a qualidade de áudio da sua televisão.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por que o som da TV oscila?

Hoje em dia, a maioria das pessoas utiliza serviços de streaming para assistir a filmes e séries; especificamente nessas circunstâncias, as oscilações sonoras ficam bem mais evidentes. A culpa não é das plataformas de vídeo, mas de uma série de fatores combinados. A partir disso, podemos apontar como principal causa o arquivo original do que está sendo transmitido.

Todo filme é produzido e planejado de acordo com a acústica das salas de cinema, que possuem alto-falantes poderosos e espalhados por toda parte. Na época dos DVDs, eles recebiam um tratamento específico quando eram convertidos para sua versão doméstica, visando deixá-los mais apropriados para serem assistidos em uma TV comum.

Conforme essa tecnologia caiu em desuso, os filmes passaram a chegar ao streaming em seu formato original, sem a adaptação do som. Para piorar a situação, não existe uma delimitação sonora específica para o conteúdo transmitido nessas plataformas, então é perfeitamente comum se deparar com volumes totalmente discrepantes de uma mídia para outra.

O terceiro fator que influencia nisso é a potência dos alto-falantes da TV, que no geral costumam ser bem fracos. As Smart TVs modernas são finas demais, o que as impede de ter um sistema de som mais robusto. É por isso que os diálogos, que muitas vezes são prejudicados em termos de volume, acabam ficando ainda mais baixo que o normal.

Existe solução?

Hoje em dia, todo televisor dispõe de diversas configurações de som e algumas podem ajudar a potencializar o som dos diálogos, além de deixar o áudio mais equilibrado.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que a diferença costuma ser baixa e nem sempre do agrado do espectador, pois como já enfatizado, os alto-falantes da TV não possuem potência suficiente para proporcionar uma mixagem semelhante à de um cinema.

Dentre as possíveis soluções disponíveis, se destacam:

Ativar o ‘Modo Noite’: algumas TVs contam com uma função chamada ‘Modo Noite’, que consegue distinguir os sons de acordo com o volume de cada faixa e ajustá-los para mantê-los em um tom mais uniforme. Dependendo da marca e do modelo, é possível que o nome dessa função esteja diferente;

Continua após a publicidade

Investir em uma TV top de linha: diversos fabricantes já estão disponibilizando modelos de Smart TVs equipados com IAs mais refinadas, que conseguem aumentar o som dos diálogos automaticamente. Essa é uma forma de resolver o problema sem a necessidade de investir em acessórios secundários.

Investir em uma soundbar: a soundbar seria a melhor alternativa para quem não deseja investir em uma TV muito sofisticada (que também são mais caras). Esse acessório consiste em um alto-falante que melhora significativamente o som do televisor, além de proporcionar uma mixagem melhor. Alguns modelos também oferecem a tecnologia de reconhecimento de diálogos.

Leia mais sobre TVs:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Como comprar uma soundbar (do jeito certo)