Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova linha de televisores Samsung Neo QLED traz o poder do Mini LED

Por Redação | 09 de Agosto de 2021 às 10h24

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Canaltech
Canaltech
Tudo sobre Samsung

Os painéis LCD modernos já são capazes de entregar qualidade muito acima do que se imaginava há alguns anos, mas ainda contam com algumas limitações, em virtude das características desse tipo de display, que utiliza centenas de LEDs brancos para iluminar a tela e exibir as imagens, o chamado "backlight".

Com todas as lâmpadas acesas o tempo todo, eventualmente parte da luz vaza e dá o aspecto acinzentado a regiões que deveriam exibir a tonalidade preta. Alguns painéis alternativos foram desenvolvidos tentando otimizar essa entrega de contraste, mas até então sofriam de efeitos colaterais muito ruins, como os painéis OLED que, além de limitar o brilho das imagens, pela sua composição orgânica, têm altíssimo risco de proporcionar o indesejado efeito burn-in.

Para resolver todas essas limitações, a Samsung trouxe ao mercado as TVs Neo QLED, que mesclam a elogiada tecnologia de pontos quânticos com os revolucionários Mini LEDs, trazendo ainda garantia de 10 anos contra o efeito burn-in para que você possa aproveitar sua TV por muito tempo sem preocupações.

Neo QLED e o Mini LED

Os painéis QLED da Samsung se destacam pelo uso dos pontos quânticos, partículas minúsculas que reagem ao estímulo da luz de um LED de tonalidade azul, portanto mais intenso que o convencional, e sem a influência de adicionais camadas e filtros tradicionalmente usados nas TVs de LCD. Isso permite que as TVs QLED alcancem níveis de brilho mais intensos sem perder a vivacidade das cores, exibindo um espectro de 1 bilhão de cores para cobrir 100% de volume de cor na escala RGB.

A novidade desse ano representa um avanço tão significativo e importante que a Samsung criou uma nova categoria de TVs ainda mais premium, a Neo QLED, impulsionada por todo o poder dos Mini LED, portanto privilegiando o contraste, mas mantendo todo o gabarito de entrega de cor, brilho e garantia já reconhecida no mercado da linha QLED.

Com a linha Neo QLED, que está disponível em versões com resolução 4K e 8K, a empresa vai além ao reduzir agora o tamanho dos LEDs usados no backlight significativamente. Trata-se de pontos de luz 40 vezes menores que as tradicionais, porém 2x mais potentes, permitindo assim que no lugar de um LED tradicional sejam colocados 40 Mini LEDs, o que traz inúmeros benefícios que fazem do Neo QLED uma excelente escolha.

A primeira grande vantagem do Mini LED é o contraste perfeito, já que eventuais vazamentos de luz são eliminados como consequência da maior precisão da iluminação. Há um número infinitamente maior de zonas de controle de luz, e, portanto, os agrupamentos de Mini LEDs podem ser gerenciados para que regiões escuras sejam de fato escuras, enquanto as zonas brilhantes continuam a se destacar e proporcionar a qualidade esperada pelo consumidor.

Outros pontos de destaque são o design slim, com TVs mais finas e praticamente sem bordas, que podem chegar a até 1,5 cm de espessura, já que as lâmpadas são menores. Além disso, não há risco de burn-in como em painéis OLED já que a Samsung usa em sua tecnologia materiais inorgânicos, portanto, com maior durabilidade. São 10 anos de garantia contra o efeito burn-in, que a Samsung continua a oferecer de maneira exclusiva.

QN90A é carro-chefe com tela 4K e painel 120 Hz

Disponível em opções de 55 e 65 polegadas, a QN90A é o carro-chefe da família de TVs Neo QLED da Samsung com resolução 4K. Para quem quer ir além ainda há a QN900A com resolução 8K, que está disponível em tamanhos de 75 e 85 polegadas. Além dos benefícios do Mini LED, o modelo oferece processamento e conectividade avançados, com inúmeros recursos para o público gamer. A tela do aparelho conta com suporte a HDR10+ e HLG.

Há ainda taxa de atualização de 120 Hz e FreeSync Premium Pro, para tornar a experiência de uso com altas taxas de quadro mais suave. Para permitir que os mais variados dispositivos tirem o máximo de proveito do display da QN90A há portas HDMI 2.1, compatíveis com a reprodução de conteúdo em 4K HDR a 120 Hz.

Outros destaques incluem possibilidade de exibir jogos nas proporções ultra wide 21:9 e 32:9, menu de jogos para consultar informações relevantes do game como Input Lag, FPS, HDR, som robusto de 60W RMS de potência com 4.2.2 canais, modo de sincronia sonora que combina as caixas de som da TV com as de uma soundbar, função Multitela, espelhamento de celulares e outros dispositivos, compatibilidade com a Samsung Bixby, Google Assistente e Amazon Alexa, e muito mais.

Por fim, a QN90A é parte dos esforços da Samsung para reduzir os impactos no meio ambiente. Além do controle SolarCell, que dispensa pilhas ao ser recarregado pela luz solar e ambiente, o televisor traz embalagem reutilizável, que pode se transformar em uma estante para livros, casinha para seu pet ou em uma caixa de ferramentas, entre outras possibilidades.