Nova interface do Google TV chega a mais aparelhos; veja como a sua vai ficar
Por Vinícius Moschen |

Algumas TVs com o sistema operacional Google TV estão recebendo uma atualização com grandes mudanças na interface da tela inicial. O redesenho pretende simplificar a distribuição de elementos, além de reorganizar a navegação.
- 7 TVs testadas e aprovadas pelo Canaltech para comprar na Black Friday
- Como escolher o tamanho da TV de acordo com a sala e o sofá
A atualização foi oficialmente reconhecida pelo Google e está sendo distribuída gradualmente entre modelos compatíveis. A velocidade do lançamento tem aumentado nas últimas semanas deste mês de 2025.
No Brasil, a atualização pode chegar a diversos modelos da TCL, que é uma das principais marcas a operar com Google TV no país. No entanto, as mudanças devem chegar em momentos diferentes, dependendo do aparelho.
Outras empresas que vendem TVs com o sistema operacional do Google no Brasil incluem a Philips, Aiwa, Toshiba e Hisense. Portanto, quem usa alguma dessas marcas deve verificar a disponibilidade das atualizações por meio do menu de configurações.
Além disso, dispositivos como o Chromecast com Google TV e o Google TV Streamer também devem contar com a nova interface de sistema.
O que tem de novo no Google TV
O redesign é uma reorganização que visa limitar a quantidade de abas exibidas na barra superior, em que as seções menos utilizadas são movidas para o menu “Perfil”.
As abas que restaram na parte de cima incluem as opções Início, Ao Vivo e Aplicativos.
A barra de navegação agora também apresenta ícones dedicados para funções importantes, facilitando o acesso rápido à Pesquisa, Protetor de tela e Configurações rápidas.
Já as seções de gerenciamento de conteúdo e preferências o “Perfil”. Por lá, está a Lista de visualização, Biblioteca, Serviços e Preferências de conteúdo.
O redesenho está sendo implementado de forma independente da atualização do Gemini para o Google TV Streamer, embora o Gemini também esteja em fase de lançamento limitado. A inteligência artificial pretende melhorar a recomendação de conteúdos, além de ajudar a relembrar o que já foi visto anteriormente.
Leia mais no Canaltech:
- Vai ter queima de TV Samsung na Black Friday? 4 modelos para comprar sem medo
- Comprar TV Box pirata é crime? Entenda os riscos que você está correndo
- Novo projetor compacto da Xiaomi mostra imagens de até 120 polegadas; conheça