HDMI | Splitter, Switch ou Matrix? Entenda as diferenças
Por Lupa Charleaux • Editado por Wallace Moté |

Algumas pessoas já se viram em situações em que a TV não tinha entradas HDMI suficientes para conectar consoles, computadores e outros dispositivos. Nesses casos, um adaptador de áudio e vídeo pode ser a solução para esse problema.
- O que é HDMI?
- O que uma TV precisa ter para ser uma Smart TV
- Smart TV serve como monitor? | De dicas de gambiarra aos benefícios
Atualmente, o mercado oferece três opções de adaptadores: splitter, switch e matrix. Embora todos sejam peças para conexões HDMI, cada um tem uma função específica ao organizar uma estrutura de áudio e vídeo.
Para quem ainda se confunde com os termos e funcionalidades, o Canaltech explicará como usar cada um desses acessórios no dia a dia. Além disso, conheça dicas para quando for adquirir esses produtos.
Splitter: uma fonte, várias telas
O splitter HDMI é o adaptador usado quando uma fonte necessita enviar o sinal de áudio e vídeo para várias telas simultaneamente. Por exemplo, ele é usado quando um computador precisa exibir o mesmo conteúdo em dois ou mais monitores.
Dessa forma, o acessório tem apenas uma entrada de HDMI (input) para a distribuição do sinal, enquanto pode ter a partir de duas saídas (output) para alimentar diversas telas.
Ao usar o splitter HDMI é necessário ter atenção com a resolução da imagem. Embora seja possível que a fonte e as telas tenham a mesma resolução, é comum que o padrão menor seja a qualidade transmitida para todos os monitores.
Se um computador estiver transmitindo em 4K para um monitor 4K e uma televisão de 1080p, a fonte enviará sinal somente em 1080p para todos. Infelizmente, o adaptador não converterá o sinal para atender apenas uma tela.
Switch: uma tela, várias fontes
O switch HDMI (ou chaveador) é usado quando há várias fontes que precisam enviar o sinal para uma tela. Um exemplo comum é o usuário ter um receptor de TV a cabo e um console, mas a televisão possui apenas uma entrada HDMI.
Com modelos básicos a partir de duas entradas, o acessório conecta vários dispositivos e permite selecionar qual enviará o sinal para TV ou monitor. Por outro lado, o adaptador fornece somente uma saída que será conectada à tela principal.
Para quem está pensando em comprar um switch HDMI, a sugestão é adquirir um produto com mais portas input do que é necessário. Mais tarde, isso se tornará uma conveniência caso o usuário adquira novos aparelhos com conexão HDMI.
Também é importante citar que existem modelos de switches bidirecionais. Ao mudar uma chave, o adaptador pode atuar como um switch tradicional (uma saída, várias entradas) ou um splitter (uma entrada, várias saídas).
Matrix HDMI: várias fontes, várias telas
O Matrix HDMI é um adaptador que combina as funções das duas opções anteriores. Com várias entradas e saídas, o acessório permite conectar diversos dispositivos a diferentes telas.
Em instalações domésticas, esse modelo costuma ser usado para permitir que vários aparelhos se conectem a diferentes monitores ou TVs. Então, o usuário consegue gerenciar os diversos sinais e telas através de um único aparelho.
Tornando o uso mais simples, esses produtos costumam ser vendidos com um controle remoto, um sistema integrado ou exige um aplicativo mobile especial. Assim, enquanto os outros dispositivos podem ficar “escondidos”, apenas o Matrix HDMI ficará à vista.
Cuidados ao comprar os acessórios
Antes de adquirir um adaptador HDMI, é necessário ter atenção com alguns detalhes. Isso pode prevenir erros no projeto de estrutura de áudio e vídeo ao comprar produtos com diferentes funções.
Diferenciando número de entradas e saídas
Infelizmente, muitas lojas categorizam os splitters HDMI e os switches HDMI como o mesmo produto. Por isso, é preciso estar atento ao número de portas input e output do adaptador para não adquirir o item com funcionalidade diferente.
Por padrão, o número de entradas e saídas são separadas por um “x”. Simplificando: a quantidade de entradas se refere ao número antes do “x”, enquanto a quantidade de saídas do adaptador é o número indicado depois do “x”.
Dessa maneira, um switch 3x1 é um acessório com três portas input e somente uma porta output. Então, um splitter 1x3 tem apenas uma entrada HDMI e três saídas.
Compatibilidade de resolução e áudio
A maior parte dos switches HDMI são compatíveis com resoluções de até 1080p. Entretanto, é necessário um adaptador ou conversor compatível com protocolo HDCP para conseguir reproduzir imagens em 4K.
Em relação ao áudio, o Dolby Digital e o DTS Digital Surround são formatos “básicos”. Assim, é necessário um switch especial para o uso do Dolby Atmos, DTS:X ou qualquer outro padrão de som em alta definição.
Fontes de alimentação
Muitos modelos de switches HDMI e splitters HDMI usam fontes de alimentação. Assim, é preciso ficar atento porque alguns produtos não possuem adaptadores para tomada, apenas um cabo USB.
Esses detalhes devem ser considerados quando a pessoa estiver montando uma estrutura de áudio e vídeo. Principalmente, quando os usuários buscam usar apenas o mínimo de cabos necessários.
Cabos HDMI
Por mais que seja óbvio, alguns usuários esquecem de comprar cabos adicionais quando vão realizar a instalação de um adaptador HDMI. São necessários ao menos dois cabos para fazer a conexão entre a fonte, o switch/splitter/matrix e a tela.
Visando deixar tudo “perfeito”, também é preciso calcular o tamanho dos cabos que serão usados no projeto. Isso evitará que os fios fiquem muito esticados, muito folgados ou não alcancem os aparelhos.
Gostou dessas dicas sobre o que é e como usar os adaptadores HDMI? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com mais pessoas interessadas no tema!
Fonte: Discabos, CNet, Eletronics Notes