Publicidade

Globo pode lançar set-top box própria no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Julho de 2021 às 12h50

Link copiado!

globo
globo

A Globo pode estar prestes a lançar um aparelho próprio para acesso a seus serviços de conteúdo sob demanda e canais ao vivo por meio da internet. O set-top box que apareceu entre os registros de homologação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta semana é chamado apenas de Globo.com e, apesar da cara de conversor de televisão à cabo, parece estar voltado à oferta de programação por streaming.

Essa ideia vem de uma das poucas informações sobre o dispositivo disponíveis para consulta, indicando que a caixa não deve ser usada para prestação de serviço condicionado. Ou seja, nada de uma operação convencional de TV por assinatura, indicando que o aparelho será utilizado para outro fim, ainda que possua a tradicional conexão para cabo coaxial na parte de trás.

Seja como for, a caixa registrada pela Globo é uma Kaon KSTB4184, com processador Ali M3528 e 512 MB de memória RAM, além da mesma quantidade de armazenamento. Na parte de trás, chama a atenção a presença de conectores RCA, além da tradicional saída HDMI, indicando um possível foco da empresa em uma população mais humilde, que ainda pode ter televisores antigos ou com poucas conexões em casa. Isso também nos leva a pensar que o preço da set-top box pode ser baixo.

Continua após a publicidade

Em ambos os casos, é momento de atenção para a Claro, que pode estar prestes a ganhar uma concorrência direta para a sua Box TV. Caso a iniciativa da Globo funcione da mesma forma, estamos falando de um aparelho que dá acesso ao conteúdo da operadora por meio de IPTV, com acesso a aplicativos de conteúdo sob demanda e canais ao vivo que sejam transmitidos por meio da internet, uma oferta que, hoje, também é fornecida pela maioria das operadoras de telefonia por meio de aplicativos, como opção complementar às assinaturas convencionais de televisão.

A emissora, inclusive, conta com uma oferta robusta nesse formato, tendo o Globoplay como peça central. A partir dele, é possível não apenas assistir ao sinal aberto do canal, como também ter acesso a novelas e entretenimento por streaming, além de assinar pacotes que adicionam canais ao vivo, incluindo aqueles voltados a transmissões esportivas ou exclusivamente de futebol. Parcerias com outras plataformas, como o Disney+, também ampliam a oferta de conteúdo disponível.

Continua após a publicidade

A homologação do set-top box na Anatel é o primeiro passo para lançamento do produto em território nacional, mas não necessariamente indica que essa chegada está próxima. A Globo não falou sobre o assunto e, por enquanto, não divulgou planos oficiais de lançamento de uma set-top box com sua marca.

Fonte: Insira Ficha, Minha Operadora